Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FGTAS/Sine coloca 5,7 mil pessoas em postos de trabalho em julho

Publicação:

O serviço de intermediação ao emprego, desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, através das agências FGTAS/Sine existentes no Estado, colocou em julho 5.782 desempregados no mercado formal de trabalho. Deste total, 351 foram empregados em Porto Alegre, significando um crescimento de 25,36% em relação ao mês de junho. A FGTAS é vinculada à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social.

Entre os colocados na Capital, 32 são pessoas com deficiência: nove ocuparam postos de operador de caixa, quatro foram contratados como empacotadores, três como auxiliares de limpeza, dois como contínuos e os outros conseguiram emprego como assistente administrativo, atendente de hospital, atendente de telemarketing, auxiliar de depósito, auxiliar de escritório, auxiliar de faturamento, conferente de mercadoria, lavador de automóveis, recepcionista auxiliar de secretaria, recepcionista telefonista, recuperador de crédito e servente de limpeza. A agência FGTAS/Sine de São Leopoldo intermediou emprego para 10 pessoas com deficiência, a unidade de Pelotas, quatro, e a de Rio Grande, dois.

O presidente da Fundação, Ronaldo Nogueira de Oliveira, lembra que o Decreto Federal nº 3298 de 1999 regulamenta a Lei n° 7.853/89, que dispõe sobre a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais e consolida normas de proteção.

Já o artigo 93 da Lei 8213, de julho de 1991, estabelece a obrigatoriedade de as empresas abrirem vagas para esses trabalhadores na proporção relativa ao número de empregados. Toda empresa com 100 ou mais funcionários é obrigada a preencher de 2% a 5% de seu quadro com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul