Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fepagro e Irga pesquisam sistemas integrados de lavoura e pecuária em Uruguaiana

Publicação:

Pecuária e lavoura em Uruguaiana
Lavoura de arroz em Uruguaiana - Foto: Fernando Dias

Verificar quais sistemas de integração lavoura-pecuária são mais apropriados, em aspectos agronômicos, zootécnicos e econômicos, frente às condições da região arrozeira da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Esse é o projeto 'Sistemas integrados de produção em solos de cultivo de arroz irrigado para aumento da sustentabilidade na atividade orizícola', desenvolvido por pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), na Fepagro Fronteira Oeste, em Uruguaiana.   

A semeadura da cultura de arroz está prevista para a próxima primavera. A fase lavoura do experimento será conduzida por pesquisadores do Irga, e a fase pecuária pelas pesquisadoras da Fepagro Campanha, Glaucia Amaral e Adriana Taroucco, junto com a equipe da Fepagro Fronteira Oeste.

Recentemente, representantes das duas instituições, da Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana e do Colégio Agrícola Municipal de Uruguaiana estiveram reunidos no município para discutir ações do projeto.    

Segundo Adriana, nos últimos anos, o custo da lavoura de arroz irrigado tem aumentado drasticamente, reduzindo a margem de lucro dos produtores de arroz. “Nesse contexto, é necessário o aumento da eficiência de uso da terra, da infraestrutura e da mão de obra para manter a atividade orizícola viável economicamente”, explica. Assim, conforme a pesquisadora, a integração lavoura-pecuária (ILP) é uma alternativa de aumento da rentabilidade por unidade de área. “Na fronteira oeste, a introdução de culturas como arroz e, nos últimos anos, soja, tem levado a uma redução das áreas tradicionalmente destinadas à bovinocultura de corte. A sobrevida dessa atividade, portanto, depende da intensificação do sistema de produção para atingir máxima eficiência”.

Texto: Darlene Silveira
Edição: Léa Aragón/Secom 

 

 

 





Portal do Estado do Rio Grande do Sul