FDRH participa de encerramento de extensão em Políticas Públicas de Gênero e Raça no Meio Rural
Publicação:

Para marcar a conclusão da extensão em Políticas Públicas de Gênero e Raça/Etnia no Meio Rural, promovida pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), através da Escola de Governo, e pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e Emater-RS/Ascar, foi realizado o seminário de encerramento do curso, nesta quarta-feira (24), no auditório do Prédio 15 da PUCRS, em Porto Alegre.
Trinta e cinco alunos e alunas concluíram a formação de 80 horas/aula que teve início em junho. São servidores públicos e agentes sociais, entre extensionistas da Emater/Ascar e representantes de movimentos sociais que atuam no campo.
O sociólogo Murilo Nunes, que atua há três anos como extensionista da Emater em Mampituba, no Litoral Norte, foi um dos cinco alunos que participaram da rodada de apresentação de trabalhos de conclusão. Ele falou sobe o efeito da formação no seu dia-a-dia como servidor público. “Os fundamentos da Economia Solidária, além de questões como trabalho coletivo e autogestão, são pontos que levarei para a prática, com certeza, assim como o conhecimento sobre as políticas públicas, como linhas de financiamento para mulheres”, garantiu. O trabalho de conclusão do sociólogo abordou as ações realizadas pela Emater junto a nove clubes de mães no município, beneficiando cerca de 150 mulheres.
A diretora de Educação e Formação da FDRH, Necca Steffen, ressaltou a importância do enfoque dado ao curso. “Não é possível desenvolver ações de formação e qualificação no serviço público sem os recortes necessários”, declarou. “Só assim atingiremos a universalização, por meio de um olhar específico aos diversos públicos, de forma a desenvolver políticas públicas mais efetivas”, concluiu. A atuação com política pública aplicada é um dos diferenciais da Escola de Governo do Rio Grande do Sul.
Também participaram da mesa de autoridades a coordenadora do Centro Estadual de Referência da Mulher, Maria do Carmo Bittencourt, o diretor técnico da Emater, Gervásio Paulus, a diretora da Fetag, Maria Lovani Ely, representando os movimentos sociais campesinos, e a diretora da Faculdade de Serviço Social da PUCRS, Beatriz Aguinschy.
Temas
Foram apresentados os seguintes trabalhos: “Gestão coletiva no Conselho Municipal de Clubes de Mães – Mampituba – RS”, do aluno Murilo Nunes; “A economia solidária – Associação das Pescadoras Amigas da Lagoa – São Lourenço do Sul, RS”, da aluna Regina Medeiros; “Projeto de Assistência Técnica e Extensão para agricultores e agricultoras em situação de extrema pobreza no município de Herveiras, RS”, do aluno Reinaldo Kucharski; “O fórum das comunidades quilombolas do Litoral Norte do RS”, da aluna Adriane Benedetti, e “O caso da Associação Pró-turismo de São João dos Mellos – Júlio de Castilhos, RS”, do aluno Cláudio Cunha.
Escola de Governo
Constituída em 2011 dentro do processo de reestruturação da FDRH, a Escola de Governo conta com 33 instituições de ensino parceiras e já beneficiou mais de 20 mil servidores públicos e agentes sociais por meio de 309 ações de formação gratuitas, entre extensões presenciais e EaD, pós-graduações, seminários, oficinas e aulas especiais, e 293 ações de formação gratuitas, concluídas ou em andamento, abrangendo cerca de 400 municípios gaúchos.
Texto: Jaqueline Schmidt
Edição: Redação Secom