FDRH coordena curso de extensão em Direito Administrativo do Estado
Publicação:

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) deu início a mais uma atividade promovida pela Rede Escola de Governo. Na noite dessa quinta-feira (14), iniciou o curso de extensão em Direito Administrativo do Estado. A extensão, realizada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) acontece no Polo Regional da universidade em Porto Alegre, no DC Navegantes. A formação, dirigida a 50 servidores públicos, tem carga horária de 100 horas.
A ação educativa faz parte do Programa de Formação Continuada de mesmo nome, realizado em parceria com a universidade, com a Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Junta Comercial do Estado (Jucergs). Além de servidores da pasta e da autarquia, a turma conta com participantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Educação, Detran, Corsan, Susepe, Fundação Piratini, entre outros.
O procurador do Estado, Juliano Heinen, e ministrante da primeira disciplina do curso, salientou a importância do projeto. Estamos iniciando uma nova era em termos de capacitação no Rio Grande do Sul. Tenho acompanhado a Rede Escola de Governo e é impressionante que em menos de 10 meses tantos cursos em tantos eixos já estejam acontecendo. O Estado está de parabéns por esse resultado, por conseguir levar ao servidor público uma ferramenta intelectual para que ele consiga desempenhar melhor suas tarefas e qualificar o serviço para o público que ele atende: o cidadão, enfatizou Heinen.
A coordenadora da Divisão de Formação Continuada, Liana Borges, apresentou a Rede Escola de Governo aos alunos e enfatizou a importância de acolher em uma turma uma diversidade grande de servidores, de diferentes órgãos e com diferentes experiências. Embora tenhamos 43 cursos de extensão que já aconteceram, estão acontecendo ou iniciam em breve, a Rede Escola ainda é jovem e essa será uma troca muito rica. Estamos aprendendo juntos.
Entre os objetivos específicos do curso estão: compreensão das premissas político-institucionais do Estado, exame dos principais conceitos contidos na legislação, planejamento das contratações públicas, análise dos métodos de gestão e avaliação de políticas públicas, qualificação dos agentes públicos conscientes de sua responsabilidade social, entre outros.
Texto e foto: Daiane Evangelista e Beto Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305