Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição sobre banhados fica até fevereiro em Mostardas

Publicação:

A exposição Banhados: ecossistemas ameaçados fica até o final de fevereiro na sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, situada na Praça Luís Martins, nº 30, em Mostardas. A mostra fala sobre a importância da conservação desse ecossistema no Rio Grande
Exposição sobre banhados fica até fevereiro em Mostardas

A exposição Banhados: ecossistemas ameaçados fica até o final de fevereiro na sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, situada na Praça Luís Martins, nº 30, em Mostardas. A mostra fala sobre a importância da conservação desse ecossistema no Rio Grande do Sul por meio de 10 painéis e uma maquete com 32 principais áreas úmidas do Estado.

A exposição chama atenção para o importante papel que os banhados desempenham não só no ambiente, mas também no âmbito social e econômico disse Luíza Chomenko, pesquisadora da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

Os banhados são corpos dágua permanentes ou temporários e apresentam características próprias de fauna e flora. O termo é específico do Rio Grande do Sul e vem do espanhol bañados e que em outras regiões do Brasil são conhecidos como brejos ou pântanos. No Estado, encontram-se majoritariamente na metade sul, localizados junto com o Bioma Pampa.

Atualmente são considerados uma área de preservação permanente (APPs) e as principais ameaças a esse ecossistema são a agricultura, principalmente do arroz, depósito de lixo, aterramentos e urbanização. Em função desses aspectos, atualmente se encontram, na sua maioria, alterados e até extintos.

Parque Nacional da Lagoa do Peixe
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe foi criado em 1986 para conservar ecossistemas litorâneos e espécies de aves migratórias que dependem desses ambientes no seu ciclo vital. O local possui uma área de 34.400 hectares e abrange os municípios de Tavares, Mostardas e São José do Norte. Atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Texto: Daniel Hammes
Foto: Glayson Bencke
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul