Exposição resgata luta dos negros pelos direitos humanos
Publicação:
A exposição itinerante ViDHas: Histórias de lutas e conquistas dos negros pelos direitos humanos será apresentada nesta semana, na Praça da sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Porto Alegre. A mostra oferece aos espectadores oportunidade de reflexão sobre o processo histórico da comunidade negra e suas histórias de vida. Na quarta-feira (11), a partir das 11h, haverá palestra com João Cândido de Oliveira Neto, sobrinho neto do Almirante Negro João Cândido, marinheiro líder da Revolta da Chibata, em 1910.
A exposição é elaborada pelo Memória Carris, departamento de história da empresa de ônibus Carris Porto-Alegrense e está sendo trazida à Praça em parceria entre a Assessoria de Diversidade do Departamento Pedagógico da Seduc e Carris.
O projeto ViDHas: histórias de lutas e conquistas dos negros pelos Direitos Humanos pretende valorizar a participação do negro na história de Porto Alegre e incentivar o respeito e o acolhimento às diferenças sociais. A mostra é composta por 22 banners que contam a história de lutas e conquistas dos negros pelos direitos humanos no mundo.
A exposição será levada a escolas municipais, estaduais e privadas, até dezembro. Em cada local, o prazo máximo de permanência será de uma semana. Na Seduc, os banners poderão ser vistos até sexta-feira (13), dia em que o Brasil celebra a Abolição da Escravatura.
Texto: Patrícia Coelho
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305