Expointer deste ano começa a se consolidar como a edição dos recordes
Evento já registra público histórico, maior número de animais e maior pavilhão de agroindústrias da história
Publicação:

Um veranico em pleno inverno gaúcho impulsionou público recorde da 48ª Expointer em seu primeiro fim de semana. Na soma dos visitantes de sábado (30/8) e domingo (31/8), 258.940 pessoas estiveram no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio – o maior número já registrado em dois dias nos últimos dez anos, desde que há registros oficiais.
No sábado, abertura da feira, o parque recebeu 119.539 visitantes, superando a marca histórica para o primeiro dia do evento. O movimento intenso se repetiu no domingo, consolidando o novo recorde.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum, os números refletem tanto o clima favorável quanto a diversidade da programação. “É um resultado que nos motiva ainda mais para os próximos dias da feira, mesmo que a previsão do tempo não seja tão favorável. A Expointer mostra sua força como vitrine do agro e espaço de convivência cultural e econômica”, destaca.
Recorde em animais e agroindústrias
Além do público, a feira bateu recorde, neste ano, no número de animais inscritos em toda a história: 6.696 exemplares entre rústicos e de argola. A ovinocultura é um dos destaques, com 997 ovinos.
O pavilhão das agroindústrias também tem o maior número de expositores da história da Expointer, reunindo 456 empreendimentos. E as vendas confirmam o crescimento no primeiro fim de semana em relação a 2024. Nos dois primeiros dias, o volume comercializado chegou a R$ 3.049.992,75, aumento de 35,43% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o valor acumulado foi de R$ 2.252.141,87.
Perspectiva de superar 2024
Com programação até 7 de setembro, a 48ª Expointer reúne expositores de máquinas e implementos agrícolas, pecuária de elite, agricultura familiar, artesanato e atrações culturais. A expectativa da organização é de que o público total supere o da edição anterior, consolidando o evento como a maior vitrine do agronegócio brasileiro e espaço de integração entre campo e cidade.
Texto: Elstor Hanzen/Ascom Expointer
Edição: Ascom Expointer