Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estudo aponta as demandas do Pólo Naval de Rio Grande

Publicação:

O Diagnóstico Preliminar da Cadeia Produtiva Metal-Mecânico do Pólo Naval de Rio Grande, foi apresentado nesta quinta-feira (04), ao secretário-adjunto da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, pelo superintendente de pesquisa da Fundação Universidade Federal do Rio Grande-Furg, Marcelo Domingues, na Sedai. Nessa primeira parte do estudo foi feito um levantamento das necessidades do pólo naval gaúcho, que será o primeiro na América Latina a construir cascos de navios, com previsão de gerar cerca de 3 mil empregos diretos.

A demanda de uma rede de fornecedores de peças e equipamentos para a construção de um navio petroleiro envolvem os segmentos de siderurgia, metal-mecânico, química, energia, móveis metálicos, madeira e outros. O estudo mostra que deverão ser feitos grandes investimentos no setor metal-mecânico gaúcho, em usinagem e fundição automatizadas para atender as demandas do pólo naval. Outro ponto de destaque são as associações de empresas que deverão ocorrer para atender a produção em módulos na construção naval.

A indústria naval na cidade de Rio Grande e micro-região indica que as demandas geradas envolvem especialização de mão-de-obra, materiais e equipamentos, infra-estrutura, construção civil e serviços. O estudo também aponta a importância da expansão portuária para São José do Norte, com no mínimo a duplicação da capacidade instalada, a duplicação da BR 392 e BR 734 e reativação da ZPE e Distrito Industrial local.

O plano realizado em parceria com a Sedai e a Furg, uma ação do Programa Estruturante - Mais Trabalho Mais Futuro, tem como objetivo orientar e fomentar o desenvolvimento da cadeia metal-mecânica do Pólo Naval de Rio Grande de forma conjugada com o governo do Estado. Nas próximas quatro fases serão realizados o plano de ação para o orçamento de 2009, a continuidade e a elaboração do diagnóstico com ênfase para a área de insumos básicos fornecidos pelos segmentos de metal-mecânica, eletro-eletrônico e química e a execução do plano de ação para o período 2010-2020.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul