Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estudantes terão acesso gratuito ao transporte público durante aplicação das provas do Saeb em Porto Alegre

Medida beneficia alunos das redes Estadual e Municipal durante período de realização da avaliação nacional na capital

Publicação:

Secretaria da Educação
-

Os estudantes das redes Estadual e Municipal de Ensino terão isenção em linhas de ônibus de Porto Alegre para os deslocamentos até as instituições de educação entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro, período em que serão aplicadas as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nas escolas da Rede Estadual da capital. A medida é direcionada aos alunos do 2°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, etapas participantes da avaliação, e que possuam o cartão TRI Escolar. 

O acordo entre a Secretaria da Educação e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), visa facilitar o deslocamento dos estudantes e incentivar sua participação na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep). 

Para a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o regime de colaboração entre Estado e município é fundamental para que as ações ligadas à educação tenham efetividade. “Agradecemos o engajamento por parte do prefeito Sebastião Melo, da SMMU e da Smed nesta importante iniciativa que facilitará o acesso dos estudantes das escolas estaduais e municipais de Porto Alegre”, destaca.

“Garantir o acesso gratuito ao transporte público durante a realização das provas é uma forma de assegurar a participação dos estudantes e, ao mesmo tempo, contribuir para resultados que são essenciais na formulação de políticas públicas voltadas à educação”, afirma o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior.

Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o compromisso do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.

Sobre o Saeb

Aplicado a cada dois anos, sempre nos anos ímpares, o Saeb avalia a proficiência dos estudantes, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. Na edição deste ano, também serão realizadas questões amostrais em Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

As provas são voltadas para os alunos das etapas finais de cada ciclo da educação básica, envolvendo as turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Além disso, o Saeb inclui ainda a realização de questionários contextuais para a comunidade escolar.

Os resultados do Saeb servem de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da educação pública no Brasil.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul