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Estratégia digital rs.gov.br é tema de painel em evento da JucisRS

Iniciativa gaúcha foi apresentada ao lado do governo digital da Estônia

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RS GOV CORTADO
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A Estratégia Digital rs.gov.br foi apresentada nesta quinta-feira (1º/12) durante a VI Jornada JucisRS de Interiorização, realizada em Farroupilha pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS). O diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel, abordou a estratégia de transformação digital do Executivo gaúcho em painel que também contou com a representante do Estônia Hub, Katharina Lehmann.

“O que fazemos é colocar a centralidade no cidadão, ou seja, dirigir o esforço da transformação digital para ele, usar a transformação digital como ferramenta para melhorar a relação do Estado com o cidadão”, afirmou Stoffel em sua participação.

Stoffel apresentou as principais diretrizes de governo digital no Rio Grande do Sul, que, conforme destacou, encontram-se alinhadas à estratégia de governo. Falou ainda da ligação do rs.gov.br com outras iniciativas do Executivo. E destacou a forte influência de governo digital da Estônia nas realizações no Estado.

Katharina trouxe diversos dados sobre as iniciativas do país europeu, que, em 30 anos, se reinventou apostando fortemente em digitalização. Considerada a sociedade mais digital do planeta, a Estônia tem hoje 99% dos seus serviços públicos disponíveis nesse formato. “Com os investimentos em transformação digital e tecnologia, a economia da Estônia deu uma grande acelerada”, disse, destacando o crescimento em 23 vezes da renda do país ao longo de 28 anos.

A representante do Estônia Hub mostrou a identidade digital existente no país, que concentra todas as informações de um cidadão, desde nome até endereço, local de trabalho e receitas médicas, por exemplo. Com esse documento, o país leva a cabo a diretriz de que cada pessoa só precise fornecer qualquer tipo de informação pessoal apenas uma vez, ficando o dado armazenado no seu registro.

Sobre o rs.gov.br

O rs.gov.br faz parte da estratégia da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do EDP e da Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado. Atualmente, há 713 serviços estaduais disponíveis no portal, sendo que 93% são digitais. A média de acessos/mês aos serviços do Estado em todos os canais disponíveis é de 4,83 milhões.

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP
Edição: Secom

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