Estado terá RSC-471 incorporada à rede rodoviária federal

O sonho gaúcho de encurtar caminho entre a região da Produção e o Porto de Rio Grande começa a se materializar. O Ministério dos Transportes aprovou a incorporação à rede rodoviária federal de 126,1 quilômetros da rodovia RSC-471, rota coincidente com a RSC-153, entre Soledade e Vera Cruz.

O ato atende ao ofício nº 115/07, de 11 de setembro do ano passado, assinado pela governadora Yeda Crusius, que repassa o trecho para a União. A portaria nº 256, firmada nesta quinta-feira (30) pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e autorizada para publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (31), determina a transferência do patrimônio, a se confirmar após concluído inventário entre Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).

Com a incorporação da ligação entre o Alto Jacuí e o Vale do Rio Pardo, os 91 quilômetros que serão pavimentados e outros 35,80 quilômetros asfaltados passarão a ser mantidos pela União. De acordo com a governadora, o empenho da bancada gaúcha e a junção de esforços entre o governo do Estado e as prefeituras foram fundamentais para esta conquista. Agradeço a todos pelo esforço e pelo trabalho de sensibilização feito junto ao governo federal. Estamos realizando um sonho de décadas, que agora passa a ser realidade para a população das regiões beneficiadas, disse Yeda.

O governo do Estado investiu R$ 85,74 milhões na rodovia RSC-471, considerada fundamental para o escoamento da safra e como ligação entre importantes regiões do Estado. Ainda serão necessários R$ 162,70 milhões para o término da obra. Com a conclusão do empreendimento, o trajeto até o Porto de Rio Grande se reduzirá e diminuirá em aproximadamente 70% o fluxo de caminhões pelas BRs 386 e 116 na Região Metropolitana de Porto Alegre, prevê o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade. Até o final deste ano, a administração estadual entrega ao tráfego a variante ambiental, composta por viaduto e ponte sobre o Arroio Abranjo, na RSC-471 Sul.