Estado passa a emitir relatórios periódicos sobre situação de municípios atingidos pelas chuvas

Card em fundo cinza, no qual há no centro a logo oficial da Casa Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Ele é formado por um círculo dentro do qual há um triângulo com três bonecos, dois grandes e um pequeno. No centro, dos dois lados do círculo há a imagem de uma coluna. Compondo o círculo estão as palavras Casa Militar, na parte de cima, e Defesa Civil RS, na parte de baixo. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.

Atualizado às 18h30 de terça-feira (30/4)

Com o objetivo de manter a população informada sobre a situação nas cidades atingidas pelas fortes chuvas desde segunda-feira (29/4), o governo do Estado, a partir de informações reunidas pela Defesa Civil estadual, publica diariamente boletins com dados sobre a situação dos municípios. Os relatórios são publicados enquanto durar a emergência causada pelas chuvas.

Os boletins contendo informações atualizadas sobre as ações da Defesa Civil estadual e a situação da população em cidades atingidas são publicados duas vezes ao dia, às 9h e às 18h. Todas as atualizações podem ser acessadas nos sites do governo e da Defesa Civil.

A situação da população nos municípios onde ocorrerem danos causados pelas chuvas é apurada a partir de informações fornecidas pela Defesa Civil de cada localidade. São disponibilizados o quantitativo de pessoas desabrigadas, desalojadas e o total de afetados, além do número de desaparecidos e de óbitos, entre outras informações.

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples "Oi". Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

Boletim das 18h de terça-feira (30/4)

• Municípios Afetados: 77
  • Pessoas em Abrigos: 198
  • Desalojados: 95