Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado lidera ranking nacional de novos artesãos cadastrados em 2025

Até setembro, o RS já contabiliza 524 carteiras emitidas no mês e 1.809 novos artesãos cadastrados no ano

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Trabalho Desenvolvimento Profissional ao centro, logo abaixo de um ícone que representa um crachá dentro do qual há a imagem de uma pessoa ao lado de uma lista de requisitos sendo checados com sinal de visto. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O Rio Grande do Sul alcançou o primeiro lugar no Brasil em número de novos artesãos cadastrados em 2025 e no último mês divulgado (setembro), segundo o ranking atualizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O Estado foi destaque no mês de setembro, mantendo a liderança nacional em razão das ações desenvolvidas com foco na valorização cultural e na inclusão produtiva.

Um dos principais fatores para esse desempenho foi o trabalho realizado em aldeias indígenas, especialmente nos municípios de Tenente Portela, Redentora e Ronda Alta, que aparecem entre os que mais emitiram novas carteiras no período no Rio Grande do Sul. Essas iniciativas têm promovido o reconhecimento, a formalização do artesanato indígena, e contribuído para sua preservação e geração de renda.

O resultado é o importante trabalho das equipes das agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), que desempenham um papel essencial no atendimento aos artesãos em todo o interior do Estado. As unidades são responsáveis por receber e encaminhar os pedidos de emissão da carteira estadual e nacional do artesão, além de orientar os profissionais sobre os benefícios e as oportunidades disponíveis por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) e do PAB.

Até setembro, o RS já contabiliza 524 carteiras emitidas no mês e 1.809 novos artesãos cadastrados no ano, à frente de Estados como Ceará, Pará, Rio de Janeiro e Paraná, que completam os cinco primeiros colocados no ranking nacional.

Onde solicitar a Carteira do Artesão Estadual e Nacional

Informações e documentos necessários para o registro formal do artesão gaúcho podem ser acessados no Portal do Artesanato Gaúcho.

Texto: Ascom FGTAS
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul