Estado investe mais de R$ 600 milhões em rodovias da Região Central
Recursos são destinados para pavimentação, ligações regionais e recuperação de estradas e pontes afetadas pelas chuvas em 2024
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O governo do Estado, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), está investindo mais de R$ 600 milhões em obras de infraestrutura rodoviária na Região Central do Rio Grande do Sul. Os recursos estão sendo aplicados em pavimentação de acessos asfálticos, ligações regionais e recuperação de rodovias e pontes afetadas pelas enchentes que atingiram o Estado em 2024.
As obras em estradas e pontes afetadas pelas chuvas do ano passado estão no escopo do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Veja as obras
- Acessos municipais e ligações regionais:
O acesso a São Martinho da Serra, na ERS-516, com extensão de 17 quilômetros, deve ter os trabalhos finalizados ainda neste ano, com investimento de R$ 35 milhões. Com a ligação asfáltica, o tempo de deslocamento para Santa Maria, principal polo regional, deve ser reduzido pela metade.
Para o aposentado José Marcírio, o acesso asfaltado representa a concretização de um antigo desejo dos moradores. "Esta é uma luta de 50 anos do município. Antes, o trânsito era muito complicado, com buracos e pedras por toda parte. Com o acesso asfaltado, todos os setores vão se desenvolver, tanto a agricultura quanto a indústria", projetou o aposentado.
Em Pinhal Grande, as obras no acesso asfáltico de 29 quilômetros receberam R$ 25,3 milhões. Os trabalhos na ERS-149 já estão finalizados. "Era um sonho antigo que se tornou realidade. Antes, em dias de chuva, ficávamos praticamente isolados. Agora, podemos ir e vir com segurança em qualquer época do ano", celebrou a agricultora Maria Helena Somavilla. "O transporte escolar ficou mais seguro para as crianças e o escoamento da nossa produção agrícola melhorou muito. Isso valoriza nossas propriedades e toda a região", complementou.
Já o município de Jari terá seu acesso pavimentado pela ERS-530 em uma extensão de 24,2 quilômetros, com investimento de R$ 55 milhões. As intervenções devem ser concluídas em 2026, garantindo mais conforto e segurança para moradores e visitantes.
Enquanto isso, a ligação Tupanciretã – Santa Tecla, com 40 quilômetros de extensão na RSC-392, está recebendo investimento de R$ 108,7 milhões. A previsão é que as obras sejam finalizadas em 2026, impulsionando um importante corredor de exportação de soja no Rio Grande do Sul.
Outra obra em andamento é o asfaltamento da ligação regional entre Ivorá e Faxinal do Soturno, que contempla 25,6 quilômetros da ERS-348. Com R$ 64,8 milhões já investidos e previsão de conclusão para 2026, a obra vai facilitar o deslocamento entre esses municípios, proporcionando mais desenvolvimento para a Quarta Colônia.
"Estas obras de pavimentação de acessos municipais e ligações regionais demonstram o compromisso do governo com o desenvolvimento regional equilibrado. Estamos melhorando a infraestrutura de transporte, facilitando o escoamento da produção e garantindo mais conforto e segurança para a população da Região Central", destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Plano Rio Grande
As obras contemplam, ainda, importantes investimentos do Plano Rio Grande. Na ERS-348, o segmento entre a interseção da ERS-149 (São João do Polêsine) com Dona Francisca e, posteriormente, até Agudo, receberá obras em 22,8 quilômetros. Com investimento de R$ 203 milhões, as intervenções devem começar ao longo de 2025 e têm previsão de conclusão para 2026. Visam não apenas recuperar, mas também modernizar e tornar a rodovia mais resiliente a eventos climáticos extremos.
Também na ERS-348, em Faxinal do Soturno, estão em andamento os processos de reconstrução das pontes sobre o Arroio Guarda-Mor, no km 32, e sobre o Rio Soturno, no km 35. As estruturas têm investimento previsto de R$ 11,1 milhões e R$ 15,5 milhões, respectivamente. As obras nas duas pontes começam ao longo de 2025 e devem ser concluídas ao longo de 2026.
Já na ERS-149, o trecho entre o entroncamento da RSC-287 (Santa Maria) até Nova Palma, com extensão de 33 quilômetros, contará com investimento de R$ 79 milhões. A previsão é que as obras comecem ao longo de 2025 e sejam finalizadas também em 2026, devolvendo à população uma infraestrutura mais segura e adequada. Outro serviço que começará em breve é a reconstrução da ponte de Dilermando de Aguiar, na ERS-530, com investimento de R$ 6,23 milhões. Antes disso, o Estado havia firmado convênio de R$ 1 milhão com o município para a instalação de uma travessia provisória. A previsão é que as obras comecem ao longo de 2025 e sejam concluídas ao longo de 2026.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressalta a importância das obras do Plano Rio Grande na recuperação da malha rodoviária. "Estamos cumprindo um cronograma rigoroso de intervenções nas estradas afetadas pelas enchentes. Estas rodovias na Região Central são fundamentais para a mobilidade e o escoamento da produção local, e estamos reconstruindo com padrões técnicos que garantem mais segurança e resiliência frente a futuros eventos climáticos", frisou.
Texto: Julio Cunha Neto/Ascom Daer
Edição: Secom