Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado forma mais 116 bombeiros e entrega cinco caminhões de combate a incêndio

Publicação:

52552319617 0fc78b5ac0 k
Governador Ranolfo foi paraninfo da turma que se formou em solenidade no Gigantinho - Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

A segurança pública gaúcha conta com 116 novos bombeiros militares que atuarão em diversas regiões do Estado. Paraninfo da turma, o governador Ranolfo Vieira Júnior participou da solenidade de formatura, nesta sexta-feira (9/12), no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. O curso se iniciou em janeiro deste ano e teve a carga de 1.614 horas-aulas. Entre os formandos, estão 97 homens e 19 mulheres.

Em seu discurso, o governador se dirigiu aos afilhados com uma mensagem de reconhecimento pelo esforço e de incentivo à atividade. “Vocês estão em um momento de celebração. Passaram pelo curso, que além de ser extenso, busca o aperfeiçoamento. E hoje estão aqui coroando esse objetivo. Celebrem ao lado daqueles que foram fundamentais para concretizar este sonho. Vocês estão ingressando em uma atividade que é reconhecida por todos. Se orgulhem deste momento que estamos vivendo”, afirmou.

Na cerimônia, o governador foi agraciado com a medalha “Mérito Nacional dos Bombeiros Militares”, concedida pelo Conselho Nacional do Corpo de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, por meio do apoio prestado aos corpos de bombeiros militares. O primeiro colocado do curso, soldado Salatiel Chaves Peres, recebeu a medalha de "Mérito Intelectual Soldado Jeferson Taveira Correa”.

Para ingressar na carreira de soldado do CBMRS, é preciso ter aprovação no Curso Básico de Formação Bombeiro Militar (CBFBM). A supervisão e a coordenação foram da Academia de Bombeiro Militar, em consonância com a matriz curricular nacional com turmas nos municípios de Porto Alegre e Bento Gonçalves. As atividades educacionais abordaram as disciplinas de busca terrestre, aquática e altura, técnicas de combate a incêndio, suporte básico de vida, segurança prevenção e proteção contra incêndios, proteção e defesa civil, entre outras.

52553252940 23823510ea k
No total, se formaram 97 homens e 19 mulheres que passarão a atuar em todas a regiões do RS - Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

O secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, destacou o investimento do governo no reapalheramento das vinculadas da pasta. "A Secretaria da Segurança Pública recebeu mais de R$ 457 milhões de investimento do Executivo estadual para renovação da frota, modernização de equipamentos e reposição de efetivo. Isso garante qualidade ao atendimento e segurança para os nossos servidores e para a comunidade gaúcha", disse Santarosa.

Novas viaturas

52552787066 6ac8999175 k
Parobé, Ibirubá, Giruá, Quaraí e Tapera serão contemplados, cada um, com um caminhão autobomba tanque - Foto: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini

Minutos antes do evento se iniciar, no pátio do Ginásio Gigantinho, foram entregues cinco caminhões autobomba tanque ao CBMRS, com recursos do Fundo de Recuperação de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público, totalizando R$ 4.740.000. Os municípios contemplados serão: Parobé, Ibirubá, Giruá, Quaraí e Tapera.

Texto: Camila Martins e Kelly Motter/Ascom SSP
Edição: Christianne Schmitt/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul