Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado entrega primeira licença ambiental de tratamento térmico para borracha

Empresa familiar está instalada no Distrito Industrial de Gravataí

Publicação:

Entrega de licença ambiental para empresa fabricante de borracha JAN 2025
A empresa recicla pneus inservíveis e destina os resíduos, transformados em matéria-prima, para outros setores econômicos - Foto: Taís Teixeira/Ascom Sedec

Seguindo as diretrizes de desenvolvimento sustentável previstas no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS, o governo do Estado entregou a primeira licença ambiental para a atividade de tratamento térmico para borracha. A Licença de Operação (LO) foi entregue à empresa Recicla Mais, em Gravataí, que recicla pneus inservíveis e destina os resíduos, transformados em matéria-prima, para outros setores econômicos.

A LO foi repassada nesta terça-feira (28/1) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em ato realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com a presença do secretário Ernani Polo.

O termo autoriza a produção total do processo de pirólise, método mais sustentável, limpo e eficiente. Por meio da decomposição da borracha, é possível transformar o pneu em suas matérias primas separadamente. Deste processo também resulta um gás que pode ser utilizado para a alimentação do próprio maquinário e, o excedente, passa por um processo de lavagem e purificação.

A Fepam emitiu, ainda, a Licença Prévia (LP) para uma nova planta de recuperação de sucata de borracha, a ser instalada em Viamão.

“O processo desencadeia um efeito ambiental significativo e segue um dos habilitadores do Plano de Desenvolvimento, que é a área de recursos naturais, o que promove a redução do impacto ambiental. Além disso, a empresa, que atualmente está localizada em Gravataí, vai mudar a sua sede para Viamão, na área do Distrito Industrial Alvorada-Viamão, onde adquiriu um lote, o que vai garantir maior produtividade com o apoio do Estado”, afirmou Polo.

“A licença ambiental é uma conquista da empresa, que investiu em tecnologia, em estudos e em pesquisas para atingir todos os padrões de exigência de emissões, buscando resíduo zero dos seus processos”, comentou o diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter.

A empresa já tem relações comerciais com Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A administradora da Recicla Mais, Laura Panzer, comemorou o recebimento da licença. “Essa empresa é familiar e existe desde 2017, começando com meu pai. A licença vai viabilizar a ampliação da capacidade produtiva, que hoje é de 100 toneladas por dia”, frisou.

Texto: Ascom Sedec e Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul