Estado entrega novas viaturas da Polícia Civil para municípios
Publicação:

A renovação da frota de veículos da segurança por parte do governo do Estado teve mais uma etapa na manhã desta quarta-feira (27), em Santa Maria, na região central do Estado, com a entrega de quatro viaturas GM Astra, zero quilômetro, para a Polícia Civil de Santa Maria, Júlio de Castilhos e Nova Palma. Realizada na Praça Central do município, a solenidade foi prestigiada pelo chefe de Polícia, João Paulo Martins, o chefe de Gabinete da Secretaria da Segurança Pública, Paulo Renato Biacchi Rodrigues, e o delegado regional da Polícia Civil, Oscar Corrêa dos Santos Júnior, bem como autoridades políticas, empresariais e comunitárias das cidades beneficiadas.
A ação integra o projeto de Renovação da Frota de Veículos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro ( www.estruturantes.rs.gov.br ), e a aquisição ocorreu através de recursos oriundos da Consulta Popular e do Cidadão Seguro. De acordo com o chefe de Polícia, a solenidade marca o grande avanço na relação das comunidades com a segurança que, por meio dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e da Consulta Popular, estão sabendo identificar e escolher prioridades para suas principais carências.
A defasagem de décadas está sendo vencida. Somente nos últimos dois anos, o Governo do Estado já entregou mais de 350 viaturas para a nossa instituição, afimou Martins. Segundo ele, os veículos estão equipados com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, ofertando qualidade aos servidores. Isso tem reflexos diretos no melhor atendimento ao cidadão e na queda dos indicadores de criminalidade.
Representando a Secretaria da Segurança Pública no ato,o chefe de Gabinete da Pasta, Paulo Renato Biacchi Rodrigues, destacou que 412 dos 496 municípios gaúchos já receberam uma nova viatura para a segurança desde o início do governo Yeda Crusius. Estamos incorporando 1.912 veículos zero quilômetro aos organismos da segurança e as cidades que compõem o Coredes Central, por exemplo, já foram beneficiadas com 38 novas viaturas.
Ele também ressaltou o comprometimento das instituições com a meta projetada de 2 mil novas viaturas até o final deste ano, fruto do Ajuste fiscal e do Déficit Zero nas contas públicas, que possibilitaram ao Estado retomar os investimentos não apenas no segmento.