Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado e prefeitura firmam compromisso para consolidar jogos da Copa 2014 em Porto Alegre

Publicação:

Governadora Yeda Crusius, durante ato de assinatura do termo de compromisso Copa do Mundo Fifa 2014.
Yeda Crusius durante solenidade de assinatura do termo de compromisso Copa do Mundo Fifa 2014 - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

Nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o Comitê Organizador da Copa 2014 e a Fifa recebem termo de compromisso firmado nesta segunda-feira (10), no Palácio Piratini, entre o Governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre, assinado pelos presidentes do Sport Clube Internacional, Vitório Píffero, e do Grêmio Futebol Porto Alegrense, Paulo Odone.

O documento é um compromisso coletivo para a execução dos investimentos necessários à viabilização de Porto Alegre como subsede da Copa do Mundo 2014. Após assinar o termo, a governadora Yeda Crusius afirmou: O poder público já ajustou as suas contas de formas a propor investimentos. Quanto mais o déficit se encaminha para zero, mais podemos investir.

Integrante do Comitê Executivo da Copa RS 2014, a direção do Grêmio anexou o projeto do estádio Arena Fifa ao termo de compromisso. O objetivo é incluir o novo estádio no caderno de encargos da Fifa. Assim, o investimento pode receber benefícios e isenção de impostos previstos. Odone disse ter certeza de que até 2014 Porto Alegre terá condições de oferecer dois estádios:  Estamos nos colocando à disposição da Fifa e da Copa do Mundo.

Conforme Vitório Píffero, o compromisso que o Internacional assume é também da cidade e do Estado, mas as melhorias no Estádio Beira-Rio serão feitas com recursos próprios do Inter. Estamos à disposição da governadora e do prefeito, afirmou.

Segundo Yeda Crusius, não existe futuro sem o passo dado hoje, com as mãos dadas. A soma dos esforços e a união são fundamentais para, até o ano de 2014, a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho estar ampliada, assim como para um novo Cais Mauá, através de parceria público-privada, e a realização de todos os investimentos envolvendo a orla do Guaíba. O foco para fortalecermos e priorizarmos estes investimentos é 2014.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul