Estado e prefeitura firmam compromisso para consolidar jogos da Copa 2014 em Porto Alegre
Publicação:

Nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o Comitê Organizador da Copa 2014 e a Fifa recebem termo de compromisso firmado nesta segunda-feira (10), no Palácio Piratini, entre o Governo do Estado e a prefeitura de Porto Alegre, assinado pelos presidentes do Sport Clube Internacional, Vitório Píffero, e do Grêmio Futebol Porto Alegrense, Paulo Odone.
O documento é um compromisso coletivo para a execução dos investimentos necessários à viabilização de Porto Alegre como subsede da Copa do Mundo 2014. Após assinar o termo, a governadora Yeda Crusius afirmou: O poder público já ajustou as suas contas de formas a propor investimentos. Quanto mais o déficit se encaminha para zero, mais podemos investir.
Integrante do Comitê Executivo da Copa RS 2014, a direção do Grêmio anexou o projeto do estádio Arena Fifa ao termo de compromisso. O objetivo é incluir o novo estádio no caderno de encargos da Fifa. Assim, o investimento pode receber benefícios e isenção de impostos previstos. Odone disse ter certeza de que até 2014 Porto Alegre terá condições de oferecer dois estádios: Estamos nos colocando à disposição da Fifa e da Copa do Mundo.
Conforme Vitório Píffero, o compromisso que o Internacional assume é também da cidade e do Estado, mas as melhorias no Estádio Beira-Rio serão feitas com recursos próprios do Inter. Estamos à disposição da governadora e do prefeito, afirmou.
Segundo Yeda Crusius, não existe futuro sem o passo dado hoje, com as mãos dadas. A soma dos esforços e a união são fundamentais para, até o ano de 2014, a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho estar ampliada, assim como para um novo Cais Mauá, através de parceria público-privada, e a realização de todos os investimentos envolvendo a orla do Guaíba. O foco para fortalecermos e priorizarmos estes investimentos é 2014.