Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado do Rio Grande do Sul passa a integrar comissão do Ministério do Meio Ambiente

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Meio Ambiente Infraestrutura ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem do globo terrestre envolvido por um galho de planta com duas folhas em uma das ponta e na parte superior do globo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado passou a compor a Comissão Tripartite Nacional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A lista com as instituições representantes foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21/7).

As comissões tripartites representam um espaço de diálogo entre os órgãos e entidades ambientais com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Compõem o grupo os representantes da União, indicados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; dos Estados, indicados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema); e dos municípios, indicados pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anama).

O Rio Grande do Sul foi um dos Estados indicados pela Abema, sendo a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, uma das titulares da comissão.

“Recebi essa indicação com muito orgulho e entusiasmo, já que essas comissões servem para promover uma gestão ambiental mais eficiente e com a participação de todos os Estados”, disse a secretária. “O Rio Grande do Sul está integrado nas discussões nacionais sobre meio ambiente e mudanças climáticas, buscando conhecimento, mas também se apresentando para o Brasil e para o mundo. Será a oportunidade de levar a nossa realidade para pleitos ainda maiores.” 

Clique aqui para conferir a publicação no Diário Oficial da União.

Representação na Abema

Outra ação coloca o Rio Grande do Sul mais presente no cenário nacional. Na última quarta-feira (19/7), Marjorie Kauffmann assumiu a secretaria-geral da Abema.  A votação recebeu a aprovação da maioria dos associados. A secretária ficará à frente do cargo durante o biênio 2023-2025.

A Abema é uma associação civil de direito privado que representa os órgãos estaduais de meio ambiente, e está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal. Reúne 26 secretarias e 22 autarquias e fundações, que são responsáveis pela implementação da política ambiental.

Texto: Vanessa Trindade
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul