Estado debate os 18 anos do Código de Trânsito Brasileiro
Publicação:

O governador José Ivo Sartori recebeu, no início da tarde desta quinta-feira (24), no Palácio Piratini, os organizadores do Encontro Estadual 18 Anos do Código de Trânsito Brasileiro - CTB: Maioridade de Fato?, que ocorre no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Promovido pelo Detran/RS, o evento debate o quanto já se avançou na aplicação da legislação e quanto falta avançar.
"Temos que evoluir muito para reduzir o número de mortes no trânsito, e o melhor caminho é o da educação", afirmou Sartori. O governador frisou que o trânsito é feito por pessoas. "O grande desafio é conciliar a relação entre carro e pedestres. Somos a favor da vida, da direção responsável e de motoristas conscientes", disse.
O diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, afirmou que a legislação brasileira de trânsito é uma das mais avançadas do mundo, mas o CTB ainda não foi aplicado em sua totalidade e tem vários tópicos que precisam sair do papel.
O encontro debateu aspectos da gestão do trânsito, desde a formação e avaliação de condutores, educação e fiscalização até a aplicação dos recursos de multas, mobilidade e inspeção veicular. Participam dos debates mais de 20 especialistas, representando os três poderes, todas as esferas governamentais e a sociedade civil organizada. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito.
Também participaram da agenda com o governador o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Pedro Souza da Silva, o comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar, tenente-coronel Francisco de Paula Vargas Jr., o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, o secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, os secretários de Modernização Administrativa e Recursos Humanos, Eduardo Olivera, e de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori.
Texto: Mirella Poyastro/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/Secom