Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado conclui Assembleias Iniciais da Consulta Popular em todas as regiões do RS

Etapa reuniu equipe do governo, lideranças e comunidade dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento

Publicação:

Foto mostra assembleia da Consulta Popular com uma mulher falando em pé diante da plateia.
Corede Vale do Jaguari realizou a assembleia inicial em Santiago - Foto: Divulgação Darp/SPGG

O governo do Estado concluiu, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), as Assembleias Iniciais da Consulta Popular 2026/2027 na última quinta-feira (21/5). Iniciada em 13 de abril, a etapa contou com 28 encontros presenciais, abrangendo os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), com participação de lideranças regionais, representantes locais e comunidade.

As Assembleias Iniciais começaram em Camaquã, Pelotas, Bagé, Alegrete, Santiago, Santa Maria, Cerro Branco e Santa Cruz do Sul. Na sequência, a Consulta Popular passou por Novo Hamburgo, Taquara, Gramado, Vacaria, Caxias do Sul e São Sebastião do Caí. Ainda no cronograma, foram realizadas Assembleias em Ibiaçá, Passo Fundo, Erechim e Lajeado, seguidas pelos encontros em Porto Alegre e Osório. A etapa foi encerrada com reuniões em Soledade, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Coronel Bicaco, Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí e Ibirubá.

Encontros

Durante as Assembleias Iniciais, a equipe da SPGG apresentou, por meio do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), a metodologia da Consulta Popular e detalhou as fases do processo participativo. Nos encontros, também foram definidos o número de propostas que integrarão a cédula de votação, o limite de áreas temáticas e a realização de assembleias municipais, regionais e microrregionais.

“As Assembleias Iniciais encerram uma etapa de organização regional da Consulta Popular. É nesse momento que os Coredes alinham a condução do processo em cada região e preparam a participação das lideranças locais para as próximas fases. Agora, as propostas encaminhadas pela população entram em análise e passam a compor uma etapa mais técnica, que vai ajudar a definir as prioridades que seguirão para votação popular”, afirma a diretora do Darp, Bruna Blos.

Foto mostra assembleia da Consulta Popular com uma mulher falando em pé diante da plateia.
Encontro realizado em Camaquã debateu as demandas da região do Corede Centro-Sul - Foto: Divulgação Darp/SPGG

A conclusão das Assembleias Iniciais ocorre após o encerramento do envio de propostas, finalizado em 17 de maio, com o registro de 2.408 sugestões encaminhadas pela população por meio do portal da Consulta Popular. O volume representa crescimento de 75% em relação ao ciclo anterior (2025/2026), quando foram contabilizadas 1.376 propostas.

Entre as áreas temáticas, Defesa Civil concentrou o maior número de sugestões, com 397 registros, seguida por Desenvolvimento Social (343), Meio Ambiente (231), Agricultura (225) e Desenvolvimento Rural (195). No recorte regional, o Corede Metropolitano Delta do Jacuí liderou em número de propostas, com 243 registros, seguido por Litoral (174), Missões (168) e Vale do Rio dos Sinos (153). Entre os municípios, Porto Alegre apresentou o maior volume de propostas encaminhadas, com 109 registros.

Próximas etapas

Agora, as propostas passam por análise técnica e poderão ser habilitadas para a elaboração dos Cadernos de Demandas Elegíveis de cada região. Entre 27 de maio e 14 de junho, serão realizadas as Assembleias Intermediárias, responsáveis pela escolha das propostas que seguem no processo em cada Corede.

A partir de 15 de junho, começam as Assembleias Regionais Ampliadas, que definirão as propostas que irão para votação popular, prevista para ocorrer entre 20 e 26 de julho. Nesse ciclo, serão destinados R$ 60 milhões para a execução das propostas escolhidas pela população.

Consulta Popular

Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população na definição das prioridades regionais que receberão parte dos recursos do orçamento estadual. No ciclo 2025/2026, a Consulta Popular contou com mais de 277 mil votantes e resultou na entrega de 431 planos de trabalho para execução das propostas eleitas.

Atualmente, o governo do Estado possui 934 convênios ativos vinculados ao processo, totalizando mais de R$ 127 milhões previstos no orçamento.

Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG
Edição: Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul