Estado celebra Dia das Crianças com entrega de brinquedos e programação especial
Ações valorizam cuidado com público infantil e destacam direito ao brincar
Publicação:
O governo do Estado realizará uma série de atividades alusivas ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Haverá entrega de brinquedos nos Centros Humanitários de Acolhimento, um dia de diversão no quartel do Corpo de Bombeiros Militar e atividades em instituições culturais, entre outras programações.
Considerando que a infância é uma fase fundamental e que os vínculos construídos nesse período podem gerar resultados positivos por toda a vida, as ações promovidas pelo Estado reconhecem a importância do cuidado e da proteção às crianças, do direito ao brincar e do estímulo a habilidades intelectuais, emocionais, sociais e criativas, visando ao seu pleno desenvolvimento.
Distribuição de brinquedos
A Defesa Civil estadual distribuirá brinquedos nos Centros Humanitários de Acolhimento. A ação ocorrerá na manhã de sábado (12/10), nas unidades Esperança e Recomeço, instaladas na cidade de Canoas, e Vida, em Porto Alegre. Os brinquedos, organizados em kits, serão entregues para cerca de 250 crianças e adolescentes acolhidos nesses espaços.
Recebidos por meio de doações da Receita Federal, os artigos foram triados pela equipe da Defesa Civil gaúcha para atender desde bebês com menos de um ano até adolescentes de 17 anos.
Além disso, os espaços de convivência também receberão novos itens como jogos e brinquedos que poderão ser compartilhados pelas famílias atendidas.
Diversão no quartel
Na tarde do dia 12, das 13h às 18h, o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul abrirá suas portas para a comunidade em uma celebração especial do Dia das Crianças, com a segunda edição do evento Portas Abertas. O local fica na avenida Silva Só, 300, em Porto Alegre.
O evento terá estrutura completa, segurança e várias atrações para crianças e adultos: tirolesa, rapel, parede de escalada, brinquedos Infláveis, passeios de quadriciclo e em caminhão dos bombeiros, atividades com cães de busca e salvamento, tenda de adoção de animais e show da Banda de Música da Base Aérea de Canoas.
As famílias poderão conhecer o quartel, ver de perto equipamentos e viaturas e entender mais sobre o dia a dia da profissão. O evento contará com banheiros e fraldário, tenda de chimarrão e espaço com food trucks e diversas opções de lanches.
Agenda cultural
Ao longo do mês de outubro, as instituições da Secretaria da Cultura (Sedac) oferecerão uma programação especial e gratuita para celebrar o Dia das Crianças. Com o tema “A cultura é o berço onde a infância aprende a sonhar e a criar”, a agenda inclui oficinas, feiras, contação de histórias, shows circenses, espetáculos de teatro e dança e brincadeiras.
A programação do Mês da Criança é direcionada também para as famílias, que podem participar junto dos pequenos ou somente acompanhá-los nas atividades.
Haverá atividades especiais na Casa de Cultura Mario Quintana, no Theatro São Pedro, na Casa da Ospa, no Museu de História Julio de Castilhos, no Museu Histórico Farroupilha, no Centro de Desenvolvimento de Expressão e no Instituto Estadual de Música e Discoteca Pública Natho Henn.
Algumas ações necessitam de inscrições prévias e outras possuem limite de vagas. Todas as informações constam neste documento.
Passeio no zoológico
O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul também prepara uma programação especial. No dia 12 de outubro, o Estado vai inaugurar um espaço revitalizado voltado para crianças (Casas dos Três Porquinhos e da Bruxa). Também serão promovidas, das 10h às 15h, atividades de enriquecimento ambiental temático — que estimulam os sentidos e instintos naturais dos animais — com tamanduá-bandeira, onças-pintadas, tigre, jaguatirica, jabutis e chimpanzés.
Além disso, das 9h às 17h, haverá uma feira de artesanato organizada pela prefeitura de Sapucaia do Sul. Os ingressos serão cobrados normalmente no dia 12, e os valores podem ser conferidos nesta página.
Calçadas interativas
O Dia das Crianças também será celebrado em unidades prisionais, que ganharão calçadas interativas para ambientar os espaços de convivência com as crianças. O objetivo é proporcionar momentos de estímulo à criatividade e de aproximação entre pais e filhos. A iniciativa faz parte do programa Primeira Infância RS, coordenada pelo Gabinete do Vice-Governador, e ocorre em parceria com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).
Além das calçadas brincantes, estão sendo instalados fraldários, cadeiras de amamentação e armários, garantindo mais segurança e respeito às crianças que necessitam fazer a troca de fraldas antes do ingresso nas unidades prisionais para visitar seus familiares.
Nos dias 12 e 13 de outubro, diversas unidades do Estado prisionais promoverão, também, atividades para as crianças que irão visitar seus parentes. Serão realizadas atividades recreativas e distribuição de brinquedos, doces e lanches, recebidos por meio de doações.
No dia 15, jovens socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Uruguaiana irão encenar uma peça de teatro para alunos de escolas infantis. E no dia 16, no Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) de Caxias do Sul, haverá um encontro com as famílias dos socioeducandos, com rodas de conversa sobre o tema de proteção e cuidado com a criança e o adolescente. Os jovens socioeducandos também participarão de uma distribuição de bolas para as crianças das famílias participantes.
Acolhimento
A Fundação de Proteção Especial (FPE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), também está promovendo atividades para as crianças e adolescentes em acolhimento na capital. Os Núcleos de Abrigos Residenciais (Nares) da FPE estão realizando piqueniques, atividades recreativas e passeios, além de terem recebido brinquedos e infláveis para proporcionar um dia de festa.
Além disso, será realizado, no dia 18 de outubro, no Largo dos Açorianos, um dia de lazer, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom