Estado busca linhas de auxílio para empresários afetados pelas enchentes

Card em fundo cinza, no qual está escrito Desenvolvimento Econômico ao centro, logo abaixo de um ícone formado por cinco retângulos empilhados (representando papéis ou pastas) com uma seta apontando para cima na parte superior dos retângulos e um círculo com um cifrão dentro do lado direito dos retângulos. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado reuniu-se virtualmente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para tratar medidas financeiras de auxílio aos empresários afetados pelos eventos meteorológicos. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (15/5), por meio do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O titular da pasta, Ernani Polo, ressaltou que todas as alternativas viáveis para recuperar o Estado estão sendo avaliadas. "Serão consideradas possibilidades coesas para ajudar o Rio Grande do Sul diante desta tragédia.  Estamos nos esforçando para buscar linhas de crédito capazes de atender a todos os portes de empresas. É um trabalho conjunto e desafiador diante das dificuldades do momento", enfatizou.

Ernani Polo também sinalizou que devem ocorrer novas reuniões com instituições financeiras, à medida que a identificação das informações evoluir. Ele também reitera a necessidade do preenchimento do formulário disponibilizado pelos empresários atingidos. "Precisamos do maior número possível de respostas para estabelecer um planejamento sustentável de retomada das empresas gaúchas", finalizou.

Além da Sedec, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) participou da apresentação das demandas iniciais reportadas pelas empresas que sofreram prejuízos, a fim de mapear ações possíveis de apoio ao setor empresarial. Participaram da reunião o diretor financeiro do BNDES, Alexandre Abreu, a secretária da Fazenda, Pricilla Santana, o diretor-geral da Sedec, Leandro Evaldt, e o diretor-adjunto do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Dario Giovanella.

Inscrição

O Gabinete de Apoio ao Empreendedor também conta com a participação das secretarias da Fazenda, de Inovação, Ciência e Tecnologia, de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e de Turismo, Junta Comercial do RS, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), agências de fomento, instituições financeiras e entidades empresariais.

O link para inclusão de dados já está disponível neste link.

Texto: Ascom/Sedec
Edição: Anelize Sampaio/Secom RS