Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado apresenta ações em reunião do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Agronegócio, meio ambiente e semicondutores estiveram entre os temas abordados

Publicação:

A foto mostra diversas pessoas sentadas ao redor de uma mesa de reunião. Em cima da mesa, há papéis, óculos, canetas e notebooks.
Encontro reuniu representantes de instituições de pesquisa, universidades, empresas, setor produtivo e órgãos públicos - Foto: Fábio Ritter/Ascom Sict

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), apresentou ao Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) o planejamento e as ações previstas até 2026. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (11/8), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e reuniu representantes de instituições de pesquisa, universidades, empresas, entidades do setor produtivo e órgãos públicos que integram o Conselho.

Durante a reunião, foram destacadas as áreas prioritárias que guiam a Política Estadual de CT&I: agronegócio; educação; energias renováveis; indústria 4.0; mobilidade e logística; saúde; semicondutores; e turismo.

Estas áreas estão inseridas nos eixos estruturantes:

  • apoio à ciência, tecnologia e inovação;
  • cidades inteligentes e sustentáveis;
  • competitividade em setores estratégicos;
  • ecossistemas de inovação;
  • inovação na educação;
  • inovação social;
  • modernização e transformação do Estado;
  • reconversão tecnológica;
  • e transição energética.

Também foram apresentados programas e editais em andamento, como o Inova RS, o RS Talentos e o Centro de Inteligência do Agronegócio, bem como as iniciativas previstas para os próximos anos. “É importante que a política de inovação seja algo com continuidade. Ou investimos em programas de resultados de médio e longo prazo, ou não chegaremos a lugar nenhum e estaremos sempre recomeçando”, destacou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.

O Conselho discutiu as próximas etapas e colaborações para ampliar o impacto das ações de CT&I no Estado. Entre os temas debatidos, com os quais os conselheiros demonstraram maior interesse, estiveram o agronegócio; o meio ambiente com foco na resiliência climática; os semicondutores; e a inteligência artificial.

O Conselho Estadual

O Conselho Estadual de CT&I é o órgão central do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RS), vinculado à Sict. Trata-se de um órgão consultivo e deliberativo, com o objetivo de orientar e acompanhar as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no Rio Grande do Sul, fortalecendo a integração entre governo, academia, setor produtivo e sociedade.

O Conselho é formado por representantes de diversos setores – governo do Estado, comunidade científica e tecnológica, universidades, setores agropecuário e industrial, sociedade civil e comunidade de pesquisadores.

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul