Estado apresenta ações em reunião do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Agronegócio, meio ambiente e semicondutores estiveram entre os temas abordados
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), apresentou ao Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) o planejamento e as ações previstas até 2026. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (11/8), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e reuniu representantes de instituições de pesquisa, universidades, empresas, entidades do setor produtivo e órgãos públicos que integram o Conselho.
Durante a reunião, foram destacadas as áreas prioritárias que guiam a Política Estadual de CT&I: agronegócio; educação; energias renováveis; indústria 4.0; mobilidade e logística; saúde; semicondutores; e turismo.
Estas áreas estão inseridas nos eixos estruturantes:
- apoio à ciência, tecnologia e inovação;
- cidades inteligentes e sustentáveis;
- competitividade em setores estratégicos;
- ecossistemas de inovação;
- inovação na educação;
- inovação social;
- modernização e transformação do Estado;
- reconversão tecnológica;
- e transição energética.
Também foram apresentados programas e editais em andamento, como o Inova RS, o RS Talentos e o Centro de Inteligência do Agronegócio, bem como as iniciativas previstas para os próximos anos. “É importante que a política de inovação seja algo com continuidade. Ou investimos em programas de resultados de médio e longo prazo, ou não chegaremos a lugar nenhum e estaremos sempre recomeçando”, destacou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.
O Conselho discutiu as próximas etapas e colaborações para ampliar o impacto das ações de CT&I no Estado. Entre os temas debatidos, com os quais os conselheiros demonstraram maior interesse, estiveram o agronegócio; o meio ambiente com foco na resiliência climática; os semicondutores; e a inteligência artificial.
O Conselho Estadual
O Conselho Estadual de CT&I é o órgão central do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RS), vinculado à Sict. Trata-se de um órgão consultivo e deliberativo, com o objetivo de orientar e acompanhar as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação no Rio Grande do Sul, fortalecendo a integração entre governo, academia, setor produtivo e sociedade.
O Conselho é formado por representantes de diversos setores – governo do Estado, comunidade científica e tecnológica, universidades, setores agropecuário e industrial, sociedade civil e comunidade de pesquisadores.
Texto: Ascom Sict
Edição: Secom