Estabelecido Grupo Intersetorial de Apoio e Assistência aos acolhimentos municipais emergenciais

Grupo Intersetorial de Apoio e Assistência aos acolhimentos municipais
O vice-governador destacou que a união de esforços é fundamental para oferecer um atendimento digno à população - Foto: Fredy Vieira/Ascom Sedes

Na tarde de quarta-feira (8/5), o vice-governador Gabriel Souza e secretários de diversas pastas se reuniram para discutir e definir estratégias de apoio aos municípios em relação aos abrigos emergenciais. O encontro contou com a presença dos titulares das secretarias de Desenvolvimento Social, de Obras Públicas, de Habitação e Regularização Fundiária, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, de Sistema Penal e Socioeducativo, da Segurança Pública e vinculadas, da Saúde, Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade e da Educação, além da Defesa Civil.

O vice-governador Gabriel Souza, que coordena o Gabinete de Crise da Região Metropolitana, destacou que a união de esforços é fundamental para oferecer um atendimento digno à população que foi afetada pelas enchentes. “Tivemos a experiência do Vale do Taquari em 2023 e sabemos a importância de qualificarmos os espaços que recebem famílias que perderam tudo, que se abrigam com bebês, crianças, idosos e que precisam dos serviços e do apoio do Estado”, ressaltou Gabriel.

Durante a reunião, foi definida a realização de uma reunião diária para monitoramento do assunto. Além disso, será criada uma força-tarefa que unirá as diferentes pastas envolvidas para vistoriar os abrigos de forma conjunta e colaborativa. De acordo com o boletim da Defesa Civil desta quinta-feira (9/5), às 9h, o Rio Grande do Sul conta com mais de 490 abrigos, com 67.542 pessoas. Mais de 164 mil estão desalojadas.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, explicou que o objetivo do Grupo Intersetorial é mapear as condições de acolhimento e oferecer apoio aos municípios com foco na atenção e segurança, principalmente de crianças e adolescentes. “A organização e a logística dos alojamentos provisórios são da competência dos municípios, mas o Estado, por meio da nossa Assistência Social, está ao lado para orientar e buscar soluções para as questões que se apresentam”, disse.

A iniciativa busca garantir a qualidade dos serviços oferecidos nos abrigos com a integração entre as diferentes secretarias e órgãos responsáveis.

Texto: Camila Martins/Ascom Sedes
Edição: Secom RS