Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Especialistas debatem trânsito e mobilidade em Porto Alegre

Publicação:

24.04.12: Vice-governador Beto Grill na solenidade de abertura do II Fórum de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana  “O Trânsito em Debate.”
II Fórum de Mobilidade Urbana - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Especialistas de diversas áreas reuniram-se em Porto Alegre, nesta terça-feira (24), para debater questões relacionadas ao trânsito e mobilidade urbana. Representantes do executivo, legislativo e sociedade civil apresentaram a sua ótica sobre os problemas enfrentados atualmente - especialmente nas grandes cidades - e apontaram possíveis soluções. O II Fórum de Mobilidade Urbana foi promovido pela Revista Voto, no Hotel Sheraton.

Na abertura, o vice-governador, Beto Grill, que também é coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, contextualizou: A frota cresce 20 vezes mais que a população, e a possibilidade de fazer obras é bem menor. Dessa forma, os problemas de mobilidade urbana, assim como os de segurança no trânsito, só podem ser enfrentados com a articulação de esforços de todos os governos e esferas da sociedade.

A palestra de abertura foi ministrada pelo presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, que apresentou estatísticas do Estado e fez algumas reflexões sobre a pós-modernidade e seus reflexos no trânsito. Chegamos hoje a 2,12 habitantes por veículo, o que reflete uma sociedade individualista, em que o conflito por espaço acirra-se e aumenta a fragilidade dos usuários vulneráveis. É nesse contexto que devemos pensar nossas ações e projetos.

Foram três painéis: Políticas e programas de educação e segurança no trânsito, Desafios criativos e soluções a curto prazo em mobilidade urbana e Os impactos dos acidentes de trânsito no mercado segurador. O mediador do primeiro painel foi o presidente do INSS, Mauro Hauschild, que falou sobre as ações regressivas de trânsito como uma ferramenta de prevenção, não só de punição. É um ingrediente a mais na avaliação que o condutor vai fazer antes de ligar a ignição do veículo após beber.

No segundo painel, o engenheiro e professor da UFRGS, João Fortini Albano, levantou uma série de medidas de curto prazo passíveis de serem aplicadas para melhorar a mobilidade, como estacionamentos dissuasórios, flexibilização dos semáforos, inspeção veicular mecânica, etc. O sociólogo Eduardo Biavati ressaltou que a questão não é simples e nem de curto prazo: Temos que pensar como vamos fazer o processo de inversão dos modais, como vamos desestruturar o status e a valoração em relação ao meio de transporte motorizado individualista.

O evento se encerrou com o painel mediado pelo superintendente da Susep (Superintendência dos Seguros Privados), Luciano Santanna, que trouxe números superlativos dos acidentes de trânsito no Brasil e não deixou dúvida sobre o usuário mais atingido. As motocicletas representam 27% da frota brasileira e 72% das indenizações por invalidez concedidas pelo Seguro DPVAT. Cerca de 70% dos indenizados estão na faixa de idade entre 18 e 44 anos, portanto, pessoas economicamente ativas. Mais de 77% são homens.

A segunda edição do Fórum, que teve o apoio do Detran/RS e Governo do Estado, reuniu cerca de 150 participantes.

Texto: Mariana Goldmeier Tochetto
Foto: Claudio Fachel
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul