Espaço Memória Banrisul é inaugurado na Agência Central
Publicação:

O Banrisul inaugurou, nesta quinta-feira (5), o Espaço Memória Banrisul, exposição instalada permanentemente na Agência Central do Banco (Rua Capitão Montanha, 177), no Centro Histórico de Porto Alegre.
Na solenidade de abertura, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, destacou a importância do novo espaço como instrumento de afirmação da identidade da instituição. “Iniciativa como esta tem como objetivo reafirmar o Banrisul como um banco desde sempre conectado com o processo de desenvolvimento econômico e social do Estado”, salientou.
A mostra destaca pontos significativos da trajetória da instituição e do contexto socioeconômico da época por meio do uso de fotos, documentos e equipamentos antigos. O Espaço Memória Banrisul estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h – e a entrada é franca.
Trajetória Histórica - No local, o visitante terá a oportunidade de percorrer uma linha do tempo onde fatos marcantes da história do Banco – e também do país e do mundo - são apresentados. A Proclamação da Independência, em 1822, o surgimento do mercado financeiro nacional e a criação dos primeiros bancos, são alguns dos momentos que transportam a narrativa para um período em que a existência do Banrisul ainda não era uma realidade.
Em seguida, a mostra destaca os acontecimentos que culminaram com a criação do Banco do Rio Grande do Sul – BRGS, em 12 de setembro de 1928, por decisão do então presidente do Estado, Getúlio Vargas. Do seu primeiro dia de funcionamento, em uma sala no edifício do Tesouro do Estado, com 30 funcionários, à atual realidade como uma das maiores instituições financeiras do país, são apresentados diversos eventos significativos da história do Banrisul.
A expansão da rede de atendimento – no Estado, no país e no exterior; a adoção de novas tecnologias, a admissão de empregadas mulheres e a criação de associações de funcionários, são apenas alguns dos fatos destacados no Espaço, que conta com amplo acervo de fotos, documentos e equipamentos de época.
Interatividade - Além da trajetória histórica, o Espaço Memória Banrisul também conta com um ambiente em que é retratada uma agência da década de 1940 e possui um amplo acervo de documentos históricos, à disposição do visitante.
Uma mesa interativa touch screen oferece ao usuário a possibilidade de consultar diferentes linhas do tempo temáticas, em complementação ao material apresentado no início da exposição. Uma área de projeção de imagens de acervo, do cotidiano de agências e de acontecimentos marcantes, arremata a configuração do novo espaço.
Texto: Assessoria Banrisul
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação