Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater/RS-Ascar apresenta geração de energia fotovoltaica na Expoagro Santo Cristo

Publicação:

A oportunidade de gerar eletricidade em propriedades rurais e residências é um dos destaques no espaço da Emater/RS-Ascar e da Coordenadoria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente na Expoagro, realizada até domingo (14/4), em Santo Cristo.

Na sexta-feira (12/4), o produtor José Ildo Rohenkohl, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, representantes do Banrisul e da empresa Solbrás, celebraram a assinatura do contrato de projeto de energia solar fotovoltaica, a ser implementado na propriedade localizada na Belinha Centro.

O sistema para geração de energia elétrica a partir da radiação solar é formado basicamente por placas fotovoltaicas e por um inversor. A partir do momento em que a energia elétrica é produzida nos painéis, é armazenada em baterias ou injetada diretamente na rede elétrica convencional.

Nos sistemas conectados à rede, a energia gerada nos painéis é injetada diretamente na rede elétrica convencional, através de um aparelho chamado inversor. Esses sistemas podem ter diversas potências, funcionar em rede monofásica, bifásica ou trifásica, e ser aproveitados em diferentes atividades na propriedade, como irrigação, ordenha, secagem e armazenagem de grãos, estufas, aquecimento das instalações na suinocultura, agroindústrias, residência, entre outros.

A usina a ser implementada na propriedade dos Rohenkohl tem potência inicial de 10,89 KWp, o que resulta em produção inicial aproximada de 1128 KWh, sendo que o produtor estima um excedente em torno de 400 KWh (mês), que irá ser injetado na rede em sua propriedade. O excedente pode ser consumido em até 60 meses.

No caso da família Rohenkohl, o projeto técnico foi elaborado pela Emater/RS-Ascar e encaminhado para a agência do Banrisul de Santo Cristo, para financiamento via Pronaf Eco, com juro de 2,5% e prazo de dez anos para pagar. A energia produzida deve abastecer a propriedade na qual vivem José Ildo, a mulher dele, Marise Schmitt, e as filhas Sandy e Rakelly.

Os painéis fotovoltaicos não têm partes móveis, rolamentos ou engrenagens e, por isso, funcionam por muitos anos sem manutenção e sem ruído. Produzem energia por até 50 anos e em sua grande maioria possui garantia de produção de energia de pelo menos 25 anos.

“É importante salientar que a maioria dos bancos tem linhas de crédito para este fim e que o sistema é viável para grande parte das propriedades, sendo o tempo de retorno do investimento pequeno, se considerarmos a durabilidade do equipamento”, comenta o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Seger.

Plantas bioativas

O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Vanderlei Neuhaus, reitera que a energia solar fotovoltaica é alternativa interessante para os meios rural e urbano. O gerente da agência local do Banrisul, Eder Teixeira, reiterou, nesse sentido, que a instituição financeira “vê a energia renovável como uma demanda crescente, a exemplo da solar e dos biodigestores, e diante disso está à disposição, com diferentes linhas de crédito, como o Pronaf Eco, Finame, Fundo Clima, entre outros”.

Na Expoagro, a Emater/RS-Ascar de Santo Cristo está apresentando em seu espaço um sistema fotovoltaico para que os interessados possam conhecer e buscar informações pertinentes ao funcionamento, bem como a viabilidade do investimento.

Além da exposição da energia fotovoltaica, quem visitar o espaço da Emater/RS-Ascar e da Coordenadoria da Agricultura e Meio Ambiente poderá conferir atrações, como exposição de mais de 40 plantas bioativas, tecnologias e diversidade de espécies para produção de autoconsumo, plantio de tomates em vasos aliado à irrigação por gravidade, cultivo de mudas de pastagens e de hortaliças em bandejas flutuantes, propostas para produção de leite com qualidade, secagem e armazenagem de grãos em silo de alvenaria, fitoterapia e homeopatia animal, maneira correta de implantação de mudas para arborização urbana, exposição de piscicultura, entre outros.

Texto: Deise A. Froelich / Ascom Emater/RS-Ascar
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul