Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater reforça importância da análise de solo

Publicação:

Emater Expoagro solos
Visitantes puderam entrar em trincheira para ver plantas com o sistema radicular compactado e não compactado - Foto: Tiago Bald / Emater/RS-Ascar

Durante a Expoagro Afubra, encerrada na quinta-feira (28) em Rio Pardo, a Emater/RS-Ascar destacou que o solo é a base de tudo, que não adianta o agricultor ter as melhores sementes ou os melhores insumos se não adotar práticas conservacionistas para a terra.

Esse conceito foi explicado pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Vagner Moro na parcela (área) que tratou de solos no Espaço Casa da Emater, na Expoagro. No local, os extensionistas destacaram ações que reduzem perdas de água e solo por erosão, como rotação de culturas, coberturas e uso de plantas recuperadoras, entre outros.

Para Moro, a análise de solo é um processo amplamente necessário e que indicará quais os fatores limitantes para que haja equilíbrio no sistema. “Não adianta colocar adubo sem saber qual o nutriente que está faltando”, explica.

No local, os extensionistas também orientaram os visitantes sobre a forma correta de se fazer a coleta para a análise. “Toda a atenção que damos para o solo resultará em um melhor desenvolvimento das plantas, com maior produtividade e, consequentemente, mais renda”, reforça.

Como parte da estação, os visitantes também puderam entrar em uma trincheira em que está exposto um sistema radicular compactado e outro não. O comportamento do sistema radicular de algumas plantas como milho e soja também pode ser observado, levando-se em consideração o desenvolvimento das plantas.

Texto: Tiago Bald/Ascom Emater/RS-Ascar
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul