Emater desenvolve novas ações na exportação de arroz
Publicação:

Nos últimos anos, vem crescendo a exportação de arroz para países da América do Sul, América Central, Estados Unidos, Oriente Médio e África, principalmente o produzido na região Sul do estado. A Emater, por meio da Gerência de Classificação e Certificação, passou a auxiliar as empresas exportadoras, oferecendo serviços, como a emissão da documentação exigida pelo mercado internacional para exportação do arroz.
Em março deste ano, iniciou efetivamente a atuação, com o envio de uma remessa de arroz parboilizado para Port of Bridgetown, em Barbados, na América Central. "Poder ofertar este tipo de serviço é mais um reconhecimento da qualidade e imparcialidade dos serviços prestados pela nossa instituição na classificação de produtos vegetais e certificação de produtos", salienta o gerente de Classificação e Certificação da Emater, Jair Domenighi.
De acordo com André Maia Files, gestor da Unidade de Classificação de Pelotas, a região possui muitas empresas embaladoras que exportam arroz. Para embarque do produto, são feitas as análises e inspeções e emitidos os Certificado de Qualidade (Certificate of Quality), Certificado de Peso (Certificate of Weight) Certificado de Limpeza/Estado do Container (Certificate of Container Cleanliness), Certificado GMP – Boas práticas de Fabricação (GMP Certificate), Certificado de Sanidade/saúde (Health Certificate) e Declaração Ano/safra (Crop Year Declaration).
A área de Classificação e Certificação da Emater, possui certificado de qualidade ISO 9001:2008 e também presta outros serviços para garantir e aumentar o controle da qualidade e segurança dos alimentos ofertados aos consumidores, tais como Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural (escopo acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - Cgcre), Certificação da Qualidade dos Processo de Produção da Erva-mate, Treinamentos em Qualidade na Classificação de Produtos Vegetais e Boas Práticas no Armazenamento de Grãos e Controle de Qualidade no Embarque e Desembarque de Produtos Vegetais.
Os serviços abrangem vários segmentos da cadeia do agronegócio: produtores (pequenos, médios e grandes), cooperativas, indústrias, empresas comercializadoras de grãos, importadores e exportadores, armazenadores e supermercadistas, além de órgãos municipais, estaduais e federais.
Em todo o estado são 30 unidades de classificação da Emater e 12 postos nas fronteiras, além de um laboratório de análises, localizado em Porto Alegre, acreditado na Cgcre na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar análises físico-químicas de produtos de origem vegetal para fins de classificação, em amostras oriundas do Controle Oficial do Mapa.
Texto: Carina Venzo Cavalheiro/Ascom Emater/RS-Ascar
Edição: Denise Camargo/Secom