Emater avalia área com arroz pré-germinado em Mata
Publicação:
A implantação do sistema de arroz irrigado pré-germinado em uma área de 17,5 hectares, no município de Mata, marcou a visita de técnicos da Emater/Ascar nesta quarta-feira (4). O sistema tem como objetivo o controle do arroz vermelho, aumento da produtividade, redução dos custos de produção e melhoria na qualidade industrial do arroz.
A propriedade do produtor Luiz Fernando Forgearine, da localidade de São Rafael, recebeu o grupo da Emater. A chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Mata, Márcia Reolon Morozo, explica que a área foi mantida com uma lâmina de água de 15 cm de altura por 40 dias. E as sementes, previamente germinadas, são lançadas em quadros nivelados e inundados, que consiste em áreas sistematizadas para a aplicação dessa técnica de cultivo.
Técnico agrícola do escritório local da Emater/RS-Ascar, Leonardo Werlang afirma que a sistematização da área é um importante requisito para o sistema, que permite adotar quadros fixos, regulares e, em geral, de pequenas dimensões separados por taipas permanentes. Para implantar o sistema pré-germinado é importante que as áreas estejam sistematizadas. O processo consiste no nivelamento do solo com adequação dos sistemas de irrigação, drenagem e viário.
Segundo Werlang, esse sistema é, atualmente, uma alternativa viável para áreas que apresentam problemas de produtividade, principalmente, pela alta infestação de arroz vermelho. Além disso, tem custo menor em relação à implantação das lavouras de arroz convencionais, menor dependência do clima para o preparo do solo e semeadura, menor consumo de água para irrigação e permite o planejamento mais efetivo das atividades da lavoura.
Texto: Helena Boucinha
Foto: Rogério Fernandes
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305