Em São Leopoldo, Ospa inicia programação de concertos do Bicentenário da Imigração Alemã na sexta (3)

Orquestra faz apresentação gratuita no Santuário Sagrado Coração de Jesus

Evandro Matté rege OSPA pela Série Interior   créditos Maurício Paz
Regido pelo maestro Evandro Matté, o concerto é aberto a toda a comunidade, com entrada franca - Foto: Maurício Paz

A partir de 3 de maio, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), junta-se às comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Dentro da programação organizada pelo governo estadual, estão quatro concertos em Porto Alegre e outras sete cidades ao longo de todo o ano. Na primeira data, sexta-feira (3/5), a Orquestra viaja a São Leopoldo para se apresentar no Santuário Sagrado Coração de Jesus, às 20h. Regido pelo maestro Evandro Matté, o concerto é aberto a toda a comunidade, com entrada franca. A cantora Camila Umpiérrez participa como solista convidada.

Realizado em parceria com a prefeitura de São Leopoldo, o concerto dá início à Série Interior dentro da Temporada Artística 2024 da Ospa. O prefeito do município, Ary Vanazzi, comemorou a abertura da programação na cidade. “Convidamos a todos os leopoldenses e moradores das cidades da região a prestigiar esta grande apresentação da Orquestra, que é um ícone do Rio Grande do Sul, com um programa de clássicos da música erudita alemã. A sexta-feira será um deleite para todos nós que gostamos de música, de sinfonia, de cultura bem próxima do povo.”

A Ospa abre a apresentação com um dos últimos compositores românticos alemães, Engelbert Humperdinck (1854-1921), executando a abertura da sua ópera "Hänsel und Gretel", baseada no conto de fadas “João e Maria”. Estreada em 1893, a obra fez grande sucesso na Alemanha e continua sendo até hoje uma das óperas mais populares do repertório. Em seguida, a Orquestra executa trechos de duas obras-primas: o segundo movimento da grandiosa “Sinfonia nº 7”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e a abertura da “Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Outros dois célebres alemães estão presentes no programa: Johannes Brahms (1833-1897) com a animada “Dança Húngara nº 5” e Jacques Offenbach (1819 – 1880), com a abertura da opereta “Orfeu no Inferno”.

O repertório inclui também outros compositores de língua alemã: os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Franz Lehár (1870-1948). Como é tradição nos concertos da Ospa no Interior, o programa traz uma peça brasileira: “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar.

Camila Umpiérrez   crédito   Chico Lisboa
A mezzo-soprano Camila Umpiérrez estreará com a Ospa como solista no concerto - Foto: Chico Lisboa

Em sua estreia com a Ospa, a mezzo-soprano Camila Umpiérrez cantará “Ave Maria”, de Franz Schubert  e "Hör' ich Cymbalkänge!", de "Zigeunerliebe", de Franz Lehár. Jovem talento que vem se destacando no canto lírico, Camila participou do projeto Ópera Estúdio em 2023 e protagonizou as recentes montagens de “Suor Angelica”, de Giacomo Puccini, e “Carmen”, de Bizet, no Theatro São Pedro. "Estar junto à Ospa, a orquestra do nosso Estado e uma das principais do país, cantando como solista, é um dos meus sonhos que se realiza agora. Será um evento maravilhoso, cantando lindas obras, como a emocionante ‘Ave Maria’ de Franz Schubert, e a empolgante ‘Hör ich Cymbalklänge’ de Franz Lehár", comentou a cantora.

Ospa no Bicentenário da Imigração Alemã

Terra de alguns dos maiores gênios da música, a Alemanha deu ao mundo nomes como Bach, Beethoven, Schumann, R. Strauss, Brahms e Mendelssohn. Ao longo de 2024, a Ospa leva a herança musical desses e outros grandes compositores para Porto Alegre e para as cidades gaúchas que mais receberam imigrantes alemães 200 anos atrás. Os concertos integram a programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida por decreto do governador do Estado) e, na temporada artística 2024 da Ospa, estão distribuídos em quatro séries de concertos: Interior, Casa da Ospa, Coro Sinfônico e Música de Câmara Circulação.

Pela Série Interior, que há sete décadas faz a Orquestra circular por todo o Estado, a Ospa viaja a sete cidades: São Leopoldo (3/5), Taquara (29/5), Erechim (7/7), Novo Hamburgo (19/9), Lajeado (11/10), Santa Cruz do Sul (12/12) e Lagoa dos Três Cantos (15/12). O Coro Sinfônico da Ospa também participa das comemorações com duas apresentações, em 27 de outubro e 3 de novembro, ainda sem local confirmado. Pela Série Música de Câmara Circulação, grupos de músicos da Ospa também devem viajar pelo Estado – as datas e locais serão divulgados posteriormente.

Em Porto Alegre, estão previstos quatro concertos da Série Casa da Ospa, com ingressos já à venda pelo Sympla. O primeiro deles ocorre em 26 de julho, com o título Bicentenário da Imigração Alemã. Sob regência de Evandro Matté, o solista Christoph Hartmann, oboísta da Filarmônica de Berlim, e a Orquestra interpretarão obras de Richard Strauss, Antonio Pasculli e Beethoven. A Casa da Ospa recebe ainda os concertos “Beethoven IX”, em 14 de setembro, “Wagner & Strauss”,  em 30 de novembro, e “Carmina Burana”, nos dias 7 e 8 de dezembro.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

Concerto da Série Interior - São Leopoldo

Quando: sexta-feira (3/5), com início a partir das 20h
Onde: Santuário Sagrado Coração de Jesus (Rua Luetgen, 78 – Padre Reus – São Leopoldo, RS)
Ingresso: entrada franca
Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.

Engelbert Humperdinck | Hänsel und Gretel
Abertura

Ludwig van Beethoven | Sinfonia nº 7
II. Allegretto