Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Em Porto Alegre, evento nacional com secretários da Fazenda debate efeitos da reforma tributária nos Estados

Encontro será conduzido pela secretária estadual Pricilla Santana e pelo presidente do Comitê Gestor do IBS

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Fazenda ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem composta de moedas empilhadas à esquerda, uma calculadora à direita e uma folha de papel com um cifrão desenhado ao fundo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Na primeira semana de outubro, Porto Alegre será o epicentro do debate nacional sobre os efeitos da reforma tributária para o país. A capital gaúcha sedia, na quinta-feira (2/10), a 50ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). O evento ocorre a partir das 9h, no Farol Santander Porto Alegre, no Centro Histórico. 

Já na sexta-feira (3/10), o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) promove a 198ª Reunião Ordinária, com a participação de representantes do governo federal e das Fazendas estaduais. As agendas integram a programação da Semana Fazendária do Rio Grande do Sul, que está disponível no site.

Reforma tributária

O impacto da reforma tributária para os estados será o tema central da 50ª Reunião Ordinária do Comsefaz, com destaque para o Projeto de Lei Complementar 108/2024, que institui o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), além de dispor sobre o processo administrativo tributário, a distribuição federativa de receitas e outros pontos.

O Senado Federal marcou para terça-feira (30/9) a votação do PLP 108/2024, que tem como relator o senador Eduardo Braga (AM). Caso o projeto avance, seguirá para nova análise da Câmara e, na sequência, irá à sanção presidencial.

Eleito em 1º de agosto para presidir o Comitê Gestor Temporário do IBS, o presidente do Comsefaz, Flávio César, que é secretário de Fazenda do Mato Grosso do Sul, conduzirá a reunião ao lado da secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), Pricilla Santana, anfitriã do evento.

Além do PLP 108/2024, os secretários das Fazendas estaduais vão debater a Lei Orgânica Nacional da Administração Tributária, os impactos administrativos da reforma tributária e também serão informados sobre os trabalhos desenvolvidos no Pré-Comitê Gestor do IBS.

A pauta inclui ainda a atualização sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo Comsefaz e outros pontos de interesse dos Estados, como a formação da segunda turma do Máster em Fazenda Pública, Administração Financeira e Tributária. 

Entrevista coletiva

Na sexta-feira (3/10), o presidente do Comsefaz, Flávio César, receberá a imprensa para uma entrevista coletiva ao lado da titular da Sefaz, Pricilla Santana. Na ocasião, eles responderão aos jornalistas sobre o evento e as pautas de interesse federativo em discussão na reforma tributária, em especial o PLP 108/2024. A coletiva vai ocorrer a partir das 8h30, no Farol Santander, antes da 198ª Reunião Ordinária do Confaz.

Semana Fazendária

A programação da Semana Fazendária do Rio Grande do Sul será marcada por uma série de reuniões:

  • 29 e 30/9 - 85ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin);
  • 1/10 - Reunião da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe);
  • 6 a 8/10 - 65ª Reunião Ordinária da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef)
  • 6 a 8/10 - Reunião Ordinária do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ)
  • 8 a 10/10 - 24ª Reunião do GT 66 do Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF)

Texto: Ascom Sefaz e Ascom Comsefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul