Elaboração de plano de contingência para chuvas intensas é tema de capacitação da Secretaria da Saúde em mais de 300 municípios
Iniciativa integra o Programa Qualifica Vigilância RS e fortalece a preparação do sistema de saúde para desastres
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), concluiu neste mês mais um ciclo de oficinas regionais organizadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) voltadas à elaboração de planos de contingência para a área da saúde, com foco em eventos de chuvas intensas. A última oficina do ciclo foi realizada em Erechim, com a participação de representantes dos 33 municípios que fazem parte da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
Com a conclusão dessa etapa, 318 municípios já foram capacitados pela SES desde o início das oficinas, em setembro de 2024. Isso representa uma adesão de 85,6% entre os 370 municípios convidados. A iniciativa integra as ações do Programa Qualifica Vigilância RS, lançado em dezembro do ano passado, que estabelece critérios para os repasses estaduais às vigilâncias municipais.
Preparação para emergências
Os planos de contingência são instrumentos fundamentais para orientar a atuação do sistema de saúde em situações de emergência, como enchentes e deslizamentos. Eles definem responsabilidades, estratégias e recursos, promovendo uma resposta coordenada e eficaz dos diversos setores envolvidos.
As oficinas foram planejadas pela equipe do programa estadual de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) e adaptadas a partir do modelo ministrado pelo Ministério da Saúde em julho e agosto de 2024 e no Guia para Elaboração de Planos de Contingência, desenvolvido pelo órgão federal.
A capacitação
A capacitação é realizada em formato híbrido: antes do encontro presencial, os participantes assistem a seis videoaulas com conteúdo teórico. Na etapa prática, realizada em um dia inteiro de oficina, eles constroem uma matriz de ações para os cinco estágios operacionais: normalidade, mobilização, alerta, emergência e crise.
Durante o processo de elaboração dos planos, são abordados temas como estrutura organizacional, comunicação, logística, vigilância em saúde e capacitação de profissionais. A implementação efetiva, o treinamento contínuo e a revisão periódica dos planos são essenciais para garantir uma resposta ágil e eficiente diante de desastres naturais.
Próximas etapas
As próximas oficinas estão previstas para os meses de agosto e setembro, em Caxias do Sul, Passo Fundo e Frederico Westphalen, contemplando as regiões da 2ª, 5ª e 6ª CRSs. Municípios que não puderam participar na regional à qual pertencem terão a oportunidade de se integrar em outras edições.
Após o encerramento das oficinas, será realizado um encontro virtual para esclarecimento de dúvidas e finalização dos planos, cujo prazo de entrega é setembro de 2025, conforme estabelecido pelo Qualifica Vigilância RS.
Próximas oficinas
- 13/8, Caxias do Sul, municípios da 5ª CRS
- 20/8 e 21/8, Passo Fundo, municípios da 6ª CRS
- 3/9, Frederico Westphalen, municípios da 2ª CRS
Texto: Ascom SES
Edição: Anderson Machado/Secom