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Diagnóstico da escola gaúcha será enviado até terça ao MEC

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A Governadora Yeda Crusius durante visita à secretária da Educação, Mariza Abreu.
Governadora Yeda Crusius visita a Secretaria de Educação - Foto: Jefferson Bernardes
Técnicos da Secretaria da Educação (Seduc) e do Ministério da Educação (MEC) reuniram-se, nesta sexta-feira (16), para tratar do diagnóstico da escola gaúcha. O objetivo é implementar no Rio Grande do Sul o Plano de Ações Articuladas (PAR), proposto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE/MEC). A Seduc esteve em atividade nesta sexta, em regime de plantão, com 259 dos 570 servidores trabalhando em todos os setores. Isso porque, além do PAR, no mês de novembro a Educação prepara e aplica o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saers 2007) e realiza a primeira etapa da matrícula 2008, com a inscrição dos novos alunos da rede pública. No início da tarde, a governadora Yeda Crusius esteve na Secretaria, conferindo o plano de ação da Educação, circulando pelos setores e conversando com os funcionários. A governadora também apreciou uma exposição de máscaras em papel machê produzidas por estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Leopoldo Tietbohl, de Porto Alegre, e vistoriou obras de readequação que estão sendo feitas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Capacitação Durante o feriado de 15 de novembro, a secretária Mariza Abreu também esteve reunida com os dirigentes da Seduc e a equipe do MEC para tratar do PAR. “A não-aprovação do Plano de Recuperação do Estado vai nos levar a apertar ainda mais o cinto e a buscar recursos junto à União”, garantiu a secretária aos jornalistas que, na manhã desta sexta, estiveram na Seduc. O Estado pretende incluir no PAR, entre outras ações, a continuidade, em 2008, do Projeto Piloto de Alfabetização de Crianças de Seis Anos. “Também iremos incluir no PAR a capacitação de professores”, adiantou Mariza Abreu. O Rio Grande do Sul aderiu, no final de outubro, ao PDE do MEC, com a meta de melhorar a gestão escolar e os índices de aprendizagem dos estudantes. Além do Estado, podem participar do PAR os 24 municípios gaúchos que têm IDEBs (Índices de Desenvolvimento da Educação Básica) baixos e as cidades com mais de 200 mil habitantes.
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