Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia E mobiliza escolas da Rede Estadual para incentivar inscrições no Enem 2024

Publicação:

Secretária Raquel no Instituto Estadual Rio Branco
A titular da Seduc visitou o Instituto Estadual Rio Branco, em Porto Alegre, para acompanhar o mutirão - Foto: Ascom Seduc

No esforço de garantir que todos os estudantes gaúchos do terceiro ano estejam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as escolas estaduais de Ensino Médio realizaram, nesta quarta-feira (12/6), o Dia E. A data marcou os trabalhos de mobilização da Semana do Mutirão Enem 2024 para incentivar as inscrições. O prazo se encerraria na semana passada, mas foi prorrogado até esta sexta-feira (14/6). Os candidatos do Rio Grande do Sul estão isentos da taxa de inscrição por conta da crise meteorológica e ambiental que atingiu o Estado. 

A Secretária da Educação (Seduc), Raquel Teixeira, visitou o Instituto Estadual Rio Branco, no Bairro Santa Cecília, em Porto Alegre, para acompanhar o momento em que todos os estudantes da instituição terminaram de se inscrever no Enem 2024. Acompanhada pela diretora Maria de Lurdes, a secretária destacou o apoio e o incentivo dados aos alunos durante todo o processo. “A porta da universidade está aberta. Todos têm um sonho, e a universidade é a chave para que eles se realizem. É uma chance de melhorar de vida, de avançar, de se preparar para os desafios do século XXI, que requer novas habilidades e competências”, reforçou. 

A Seduc, em conjunto com a comunidade escolar, coordenou as atividades, que ocorreram em todas as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Professores, diretores, equipe diretiva e os alunos foram estimulados a se unirem em uma força-tarefa, com grupos de mobilização que reforçaram a importância da participação nas provas. 

Alunos na Escola Goiás, Santa Cruz do Sul
Alunos da Escola Estadual Goiás, de Santa Cruz do Sul, se inscreveram para as provas durante o mutirão - Foto: Divulgação Ascom 6ª CRE

Da mesma forma, as escolas prepararam estações de inscrição, colocando computadores à disposição dos estudantes, além de equipes que auxiliaram no processo de inscrição. Com o intuito de destacar o protagonismo juvenil, os próprios alunos montaram conteúdos audiovisuais, que foram compartilhados nas redes sociais da Seduc.  

Também na capital gaúcha, a Escola Estadual Apeles, no Bairro Santana, possui duas turmas de terceiro ano. Motivados pelos professores, quase todos os estudantes já haviam feito a inscrição.  Luan Pizzini, de 17 anos, foi o último aluno da escola a se inscrever no exame e contou que pretende cursar faculdade de enfermagem. “Meus pais sempre dizem para pensar no futuro. A gente tem que pensar no amanhã, então tem que estudar bastante ", comentou. 

Alunos na Escola Apeles, em Porto Alegre
Alguns dos estudantes da Escola Estadual Apeles, de Porto Alegre, que se inscreveram para o exame - Foto: Cainan Silva/Ascom Seduc

A diretora Clarice Leite compartilha dessa visão, reforçando que o Enem é uma etapa fundamental na vida dos estudantes. "Os nossos professores, a partir do nono ano, incentivam os alunos a fazerem o exame, pois isso define o futuro deles. Temos um histórico de aprovação desde 2019 e sabemos da importância desse momento", afirmou.

A coordenadora pedagógica Gabriela Massimino citou o sucesso obtido em 2023.  “No ano passado, 11 alunos da escola foram aprovados em universidades, sendo oito em instituições federais e três em privadas, com bolsas integrais”, ressaltou. Ela atribuiu os resultados à qualificação dos professores e ao compromisso em ajudar os alunos no processo de inscrição.

A Rede Estadual conta com 1.106 escolas de Ensino Médio, que atendem a 273.115 estudantes. Destes, 71.673 estão cursando o terceiro ano. A meta é garantir que cada um desses alunos esteja inscrito no Enem 2024, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro.

As provas são a principal forma de ingresso nas universidades públicas. O exame avalia o desempenho dos estudantes no final da Educação Básica. Além disso, as notas do Enem podem garantir a permanência dos alunos em instituições privadas de Ensino Superior, por meio de bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Texto: Ascom Seduc
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul