Detran/RS oferece prova teórica na modalidade eletrônica a candidatos de Esteio
Publicação:
O Detran/RS oferece aos candidatos de Esteio, desde agosto, a possibilidade de realizar a prova para primeira habilitação, renovação ou reciclagem na modalidade eletrônica em Porto Alegre. O exame realizado no computador agiliza o processo de habilitação e apresenta outras opções de dias e horários, inclusive ao meio-dia e à noite.
Na prova eletrônica, o resultado sai na hora e o candidato pode marcar a aula prática para o dia seguinte à aprovação. São oito opções de horário nos cinco dias da semana: 8h30, 10h, 12h, 13h30, 15h, 16h30, 18h e 19h30. O resultado da prova pode levar até cinco dias. Os horários são limitados à agenda do examinador no Centros de Formação de Condutores (CFCs). Existem apenas três horários semanais em Esteio.
Em reunião realizada na última semana com os diretores dos CFCs do município, o Detran/RS apresentou as vantagens da prova eletrônica sobre a prova em papel. A ideia é estender o atendimento integral à população de Esteio a Porto Alegre. Em média, são realizadas 53 provas semanalmente no município (90% de primeira habilitação).
Na prova eletrônica, elimina-se o preenchimento da grade de respostas, etapa que toma tempo do candidato e não permite a correção de eventuais erros. Do ponto de vista da administração pública, os benefícios da prova eletrônica passam ainda pela segurança, economicidade e sustentabilidade do processo. Também elimina malotes e centenas de formulários de provas em invólucros lacrados que circulam nas mãos dos examinadores e via Sedex.
A regionalização é uma medida que vem sendo adotada pelo Detran/RS para otimizar recursos humanos e materiais. Com a concentração dos exames teóricos nas regionais, os examinadores são liberados para realizar as provas práticas, atendendo assim ao crescimento da demanda.
Texto: Mariana Goldmeier Tochetto
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305