Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Descerramento de placa em hospital de Bento Gonçalves marca inauguração de UTI pediátrica reformada com recursos estaduais

Representando o governador, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou da cerimônia na segunda (7/7)

Publicação:

A imagem mostra uma sala de hospital, possivelmente uma unidade neonatal, com um berço aquecido em primeiro plano. Duas pessoas estão conversando ao lado do berço. Arita Bergmann está vestida com um blazer verde e a outra com um blazer branco. Ao fundo, há mais pessoas observando através de uma janela de vidro. A sala é bem iluminada e possui equipamentos médicos nas paredes e no teto.
Arita visitou a nova UTI, que recebeu R$ 2,3 milhões em investimentos do programa estadual Avançar Mais na Saúde - Foto: Arthur Vargas/Ascom SES

A titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, visitou, na segunda-feira (7/7), o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Ela representou o governador Eduardo Leite na cerimônia de descerramento da placa que marca a inauguração da nova unidade de tratamento intensivo (UTI) pediátrica. Por meio do Programa Avançar Mais na Saúde da SES, o governo estadual investiu R$ 2,3 milhões na reforma.

A unidade foi ampliada em quase 250 metros quadrados, passando a oferecer melhores condições para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dez leitos da UTI foram modernizados, dois deles, inclusive, são destinados a pacientes em isolamento. O local também possui diversas salas, copa e acesso ao elevador de serviço.

Arita destacou a importância regional e estadual da instituição e transmitiu o reconhecimento do governador Eduardo Leite pelo trabalho realizado. “Aqui temos uma casa de saúde que orgulha o Rio Grande do Sul por ser um hospital de referência e oferecer um atendimento acolhedor e resolutivo, especialmente na área materno-infantil. Os indicadores mostram a qualidade técnica e de cuidado disponibilizado pela equipe à população”, ressaltou.

A imagem mostra um quarto de hospital com uma cama pediátrica. A cama tem grades laterais decoradas com imagens de ursinhos e balões. Há equipamentos médicos ao redor da cama, incluindo um ventilador à esquerda e um monitor à direita. O quarto é limpo, bem iluminado e parece ser projetado para cuidados pediátricos.
A nova UTI pediátrica possui dez leitos, dois deles destinados a pacientes em situação de isolamento - Foto: Arthur Vargas/Ascom SES


Referência regional para gestantes e pacientes de Oncologia e Nefrologia

Fundado em 1924, o Hospital Tacchini recebe pacientes do SUS de todo o Estado em leitos de tratamento intensivo adulto, pediátrico e neonatal, além de ser referência para 22 municípios em gestação de alto risco e em tratamento oncológico. É também referência em nefrologia e saúde mental para oito municípios e em gestação de risco habitual para cinco outros.

O presidente do hospital, Hilton Mancio, destacou o histórico que vem sendo construído pela instituição desde que começou a oferecer atendimentos. “É um legado de serviço integral à comunidade que nós reproduzimos, multiplicamos e levamos adiante em todas as nossas ações, buscando melhoria contínua e humanização”, afirmou.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, também participou do ato de descerramento da placa, que complementa a cerimônia de inauguração realizada em 26 de junho, na qual o governo do Estado foi representado pelo diretor de Planejamento da SES, Pericles Nunes.

Texto: Ascom SES
Edição: Anderson Machado

Portal do Estado do Rio Grande do Sul