Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Demanda pelo Auxílio Emergencial Gaúcho quase triplica na primeira semana de prorrogação do prazo

Em cinco dias, foram 27.365 novos cadastros. O prazo termina em 25 de abril e ainda são esperadas 50 mil novas inscrições

Publicação:

-
-

As solicitações de cadastro no Auxílio Emergencial Gaúcho praticamente triplicaram após a divulgação da prorrogação do prazo. De acordo com os dados da Procergs, Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, 9.614 microempreendedores individuais (MEI) e 17.751 trabalhadores formais desligados dos setores de alojamento, alimentação e eventos solicitaram o cadastro em cinco dias.

A projeção do Estado é que 76,9 mil pessoas que atuavam nos três setores e foram afetadas por restrições decorrentes da pandemia possam ser beneficiadas. O prazo para cadastramento termina em 25 de abril. Após o período de cadastramento, as informações encaminhadas para liberar o benefício serão analisadas.

Na avaliação dos dados, caso o cidadão tenha preenchido mais de um cadastro, será considerado pelo governo apenas o último enviado. Também não serão pagos mais de um benefício por pessoa, caso o usuário tenha realizado cadastro nas duas categorias atendidas (MEI e trabalhador desempregado).

Os interessados têm direito à parcela única de R$ 800, que será paga por meio de transferência para conta corrente do Banrisul, ordem de pagamento ou PIX para qualquer conta bancária vinculada ao CPF do beneficiário. Os pagamentos começam no dia 22 de maio e serão concluídos ainda no primeiro semestre.

Vilson Covatti, secretário de Turismo (pasta responsável pelos repasses), afirmou que é dever do Estado reforçar a comunicação e tomar todas as medidas necessárias para que as pessoas que têm direito recebam c auxílio emergencial. “Também esperamos a contrapartida dos beneficiados: que reúnam a documentação exigida e preencham corretamente os campos obrigatórios no cadastramento. Se for preciso, solicitem nossa ajuda”, completou.

Instruções para cadastro

  • Acesse o portal Auxílio Emergencial Gaúcho;
  • Escolha o grupo ao qual pertence e clique em "Mais informações";
  • Abaixo da informação sobre o período de cadastramento, clique em "Formulário de Cadastro";
  • Identifique-se com o login da conta gov.br;
  • Assinale as declarações e preencha as informações solicitadas;
  • Após preencher o formulário, verifique na tela a mensagem informando se o envio do formulário foi realizado com sucesso. O usuário receberá no e-mail informando o número do protocolo. 


Auxílio Emergencial Gaúcho

O Auxílio Emergencial Gaúcho tem atendido os setores que foram mais afetados pelas restrições de circulação impostas pela pandemia. As três fases do programa totalizam R$ 106,9 milhões em subsídios e 97,5 mil beneficiários. Nas duas primeiras etapas, executadas em 2021, foram beneficiadas as mulheres chefes de família e as empresas do Simples Nacional dos setores de alojamento, alimentação e eventos.

Texto: Roberta Marques/Ascom Setur
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul