Defesa Civil estadual notifica prefeituras sobre alto volume de chuvas e transtornos associados

Card em fundo cinza, no qual há no centro a logo oficial da Casa Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Ele é formado por um círculo dentro do qual há um triângulo com três bonecos, dois grandes e um pequeno. No centro, dos dois lados do círculo há a imagem de uma coluna. Compondo o círculo estão as palavras Casa Militar, na parte de cima, e Defesa Civil RS, na parte de baixo. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Casa Militar – Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, por meio de seus coordenadores regionais no Vale do Taquari e Vale do Caí, notificou, nesta segunda-feira (25/9), 20 prefeituras dessas regiões a respeito dos alertas hidrometeorológicos referentes à previsão do tempo nos próximos dias.

De acordo com a equipe da Sala de Situação do Estado, o prognóstico para segunda (25), terça (26) e quarta-feira (27/9) no Rio Grande do Sul é de temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, fortes ventos e grandes volumes de chuva. Esse eventos podem ocasionar transtornos associados, como inundações e danos materiais.

No Vale do Taquari, os municípios notificados foram São Valentim do Sul, Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Colinas, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Taquari.

No Vale do Caí, receberam a notificação Montenegro, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Bom Princípio, Harmonia, Feliz, São José do Hortêncio e Vale Real.

Na quarta-feira (27/9), a chuva persiste, principalmente no Nordeste, região dos Vales e Litoral Norte, mas com volumes menores em comparação aos dias anteriores.

“Os órgãos municipais receberam as informações para que as Defesas Civis de cada cidade possam, se necessário, acionar os seus Planos de Contingência e adotar medidas preventivas de minimização dos impactos decorrentes dos transtornos associados às fortes chuvas”, explica o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira.

É essencial que as populações dessas cidades sejam informadas pelo Executivo municipal dos riscos presentes em seus territórios, locais de segurança e abrigos públicos, bem como de canais de comunicação disponíveis para as pessoas acionarem a Defesa Civil da cidade em caso de necessidade de auxílio.

Texto: Sabrina Ribas/Ascom DC