Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso de árbitras vai promover o empoderamento feminino

Publicação:

Cerca de 20 mulheres iniciaram neste sábado (23) o Curso de Árbitras de Futebol de Campo. A atividade faz parte do Programa Mulher e Futebol, desenvolvido pela Secretaria do Esporte e Lazer, através da Fundação do Esporte e Lazer (Fundergs), em parceria com a Associação Gaúcha de Futebol Feminino (AGFF), e com o Centro de Memória do Esporte – UFRGS, com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Federação Gaúcha de Futebol e SAFERGS.

O projeto-piloto, voltado apenas para mulheres que já praticam ou estão engajadas em ações do futebol para mulheres no Rio Grande do Sul, é totalmente gratuito e as aulas são ministradas por profissionais reconhecidos pela participação na formação do quadro de arbitragem gaúcha.

Para a secretária-adjunta da SPM, Ana Félix, o curso é mais uma marca da transversalidade da pasta que, desde sua criação em 2011, desenvolve ações para estimular a participação feminina em todos os espaços. “Não podia ser diferente com o futebol, uma área onde as mulheres ainda convivem com a invisibilidade”, afirma.

“Esta é mais uma oportunidade que o governo gaúcho está disponibilizando para que as mulheres sejam empoderadas e, com isso, transformem a história do futebol, transformem a cultura machista que ainda existe no nosso Estado. Através do esporte, estamos valorizando as políticas para as mulheres”, destaca a assessora técnica da Fundergs, Cleizi Zanatte.

De acordo com o presidente da AGFF, Carlos Alberto Souza, a relação estabelecida com as secretarias do Esporte e de Políticas para as Mulheres tem sido fundamental para que o futebol feminino venha ganhando destaque no cenário do esporte gaúcho.

Para a professora da ESEF/UFRGS, Silvana Goellner, a universidade poder sediar as aulas do curso de árbitras é uma forma de contribuir para a história do futebol gaúcho. “As alunas do curso precisam entender que estão fazendo parte da história do Rio Grande do Sul, vão ficar na memória do futebol gaúcho como as pioneiras na formação específica para a arbitragem de campo”, afirma.

Além das aulas teórica, realizadas na Escola de Educação Física da UFRGS e ministradas por árbitros formados pela FGF, as alunas ainda passarão por experiências práticas participando de partidas do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino, entre os meses de setembro e novembro. A expectativa é de que até o final do ano todas as participantes estejam habilitadas a participar ativamente em equipes de arbitragem de futebol. Todas as alunas aprovadas receberão certificado de conclusão e estarão habilitadas para trabalharem como árbitras do Safergs e da AGFF. 

Texto: Luana Mesa

Portal do Estado do Rio Grande do Sul