Criativa Birô RS será instalada na Casa de Cultura Mario Quintana
Publicação:
A criatividade brasileira precisa ser vista como fonte geradora de desenvolvimento, assim a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, resumiu o projeto de criação do Plano Brasil Criativo, apresentado na manhã dessa terça-feira (24), na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), durante a cerimônia de assinatura da instalação do Criativa Birô RS. Fornecer um atendimento e suporte técnico de profissionais e empreendedores criativos é o objetivo do Criativa Birô RS.
A assinatura do convênio representa a consolidação das relações entre a Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac) com o Governo Federal, nas figuras do secretário de Estado, Assis Brasil, e da secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Cláudia Leitão. Também estavam presentes a coordenadora regional do MinC, Margarete Moraes, a Secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Walter Galvani e o representante da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ayres Cerutti.
A diretora de Economia da Cultura da Sedac, Denise Pereira, abriu o evento, apontando que a ação será realizada na CCMQ, onde circulam mais de 10 mil pessoas por mês, trazendo mais de 20 profissionais contratados, parcerias e serviços prestados. O centro cultural receberá um espaço de convivência digital, com aproximadamente 40 computadores e central de informações sobre procedimentos criativos. A iniciativa já foi promovida no Acre, Pernambuco, Minas Gerais e Goiás.
Denise destacou a importância da articulação da secretaria para o retorno do dialogo com o Ministério da Cultura. Estamos assinando 8 convênios com o Ministério da Cultura, isso demonstra que existe uma integração e um reconhecimento do trabalho desenvolvido na secretaria. A secretaria tem, desde sua estruturação, um alinhamento com os conceitos desenvolvidos pelo ministério. Então hoje celebramos essa iniciativa que pensa capacitação, suporte técnico, consultoria nas competências importantes para a gestão e muito mais. O Criativa Birô é uma ampliação da percepção do alcance das políticas públicas para a cultura.
O secretário Assis Brasil garantiu que a medida é um gesto simbólico importante e que a equipe dedicará o melhor dos esforços, mencionando os pontos de cultura. Torço para que este equipamento se torne uma máquina da Secretaria, para profissionalizar a área. A secretaria de estado da cultura está vivendo um grande momento neste instante. Com o Criativa Birô vamos participar do desenvolvimento e vamos estar correspondendo a um desejo da comunidade cultural gaúcha.
O papel é se tornar uma casa do empreendedor, para que ele possa se tornar autônomo, afirmou Cláudia Leitão. A secretária federal acredita na possibilidade de uma secretaria do pequeno, do microempreendedor, que não tem políticas para ele e também na existência de mercados. Trata-se de juntar das pontas, da criação ao consumo, acrescenta.
O Criativa Birô
Os princípios norteadores são a diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão digital. Serão englobados os setores criativos nucleares, que abrange espetáculos, patrimônio, entre outras áreas tradicionais da cultura; setores criativos relacionados, que englobam turismo, esportes e lazer, patrimônio imaterial, registro, memória e preservação.
Em parceria e articulado com faculdades locais, o Criativa Birô oferecerá, através de empresas juniores, serviços de consultoria e assessoria nas áreas de administração, direito, contábeis, sistemas de informação e/ou publicidade. As empresas juniores são organizações sem fins lucrativos, constituídas por estudantes, supervisionados por um ou mais professores, vinculados a faculdades, que tem como objetivo a prestação de serviços de consultoria, prioritariamente para micro e pequenas empresas, a custo zero ou a preços bem abaixo do valor de mercado. A ideia é de não só ampliar a capacidade de atendimento do Birô, mas a de qualificar estudantes de ensino superior, futuros profissionais de mercado para atuarem nos setores criativos.
Pontos de Cultura
Na mesma solenidade, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, entregou ao secretário Assis Brasil a cópia do convênio referente a implantação de mais 160 Ponto de Cultura no Estado. Com isso, o RS chegará a 220 Pontos de Cultura, cumprindo desta forma mais uma das etapas do projeto de governo Tarso Genro no setor da cultura.
Brasil Criativo
Após a assinatura, a secretária Cláudia Leitão apresentou os projetos estratégicos da pasta, e falou sobre o que significa esta nova área do setor cultural que é a Economia Criativa. O foco principal são os pequenos produtores culturais, aqueles que têm dificuldade de acesso aos meios institucionalizados, os invisíveis. Cultura é desenvolvimento e precisamos deslocar o Ministério da Cultura para o setor de desenvolvimento. Ao elaborar o plano da secretaria vimos que havia um plano nacional pronto que foi levado à presidente Dilma. Ela ouviu, questionou, e desde novembro de 2011 está sendo elaborado o Plano Brasil Criativo. O governo Dilma será marcado por um visão em que a cultura se torne desenvolvimento, finalizou a secretária.
Texto: Vera Pinto
Foto: Niruana Satie
Edição: Redação Secom (51)3210-4305