Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros Militar reforça efetivo e dá posse ao novo comandante-geral

Corporação recebe 101 soldados, que atuarão sob o comando-geral do coronel Luiz Carlos Neves Soares

Publicação:

51703069385 03ae951738 k
"Esta instituição, que é feita de homens e mulheres de coragem, tem o meu mais profundo respeito e admiração”, disse Leite - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 101 soldados no Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM), em cerimônia realizada nesta quarta-feira (24/11), no Teatro da Fiergs, em Porto Alegre.

A solenidade também marcou a passagem do comando-geral da instituição. Com a ida do até então comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, para a reserva, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior deixou o cargo de subcomandante-geral para assumir o mais alto posto da corporação. O coronel Otávio Polita Filho, que até então era o diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), assume a função de subcomandante-geral. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram do evento.

51702466908 642d3a9419 k
Soldados que ingressam agora no CBMRS tiveram 1.600 horas/aula de diferentes disciplinas - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
O governador agradeceu ao coronel Bonfanti pela dedicação durante os três anos de comando e pela trajetória de serviços prestados, e aos formandos pela escolha da missão de defender a sociedade gaúcha, lembrando do heroísmo do tenente Deroci Almeida e do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, bombeiros que perderam a vida no incêndio do prédio da SSP, na capital, em julho deste ano.

"No exercício desta missão, lamentavelmente perdemos heróis, como o tenente Almeida e o sargento Munhós, que cumpriram até o fim este mesmo juramento que vocês hoje realizaram, de defender a sociedade com o risco da própria vida. Nosso Estado tem mais futuro e nossas vidas, mais esperança, por contarmos com heróis como eles e como vocês, que nos dão segurança e tranquilidade para viver neste pedaço de chão. Esta instituição, que é feita de homens e mulheres de coragem, tem o meu mais profundo respeito e admiração”, disse Leite.

O governador lembrou ainda que o Estado vem fazendo os investimentos mais expressivos da história recente da segurança pública no Rio Grande do Sul, para garantir melhores equipamentos, estrutura e sistemas de inteligência, protegendo a sociedade e quem a protege.

51702857494 cd6eff011e k
Entre os 101 formandos deste Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM), 21 são mulheres - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“Vamos investir, até o fim do próximo ano, o dobro de tudo o que o Estado investiu em segurança nos últimos 13 anos. Hoje publicamos o edital do concurso para mais 4 mil novos soldados da Brigada Militar, e nos próximos dias vamos anunciar o chamamento de 120 novos soldados para o Corpo de Bombeiros Militar. Também trabalhamos desde o início do governo com estratégia e integração das forças de segurança”, destacou .

Os soldados que ingressaram no CBMRS concluíram cerca de 1.600 horas/aula, com disciplinas como técnicas de salvamento, técnicas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, e direitos humanos, além do estágio supervisionado. As aulas, iniciadas em abril deste ano, começaram em formato híbrido, dando prioridade para o ensino à distância e limitando o número de alunos nas aulas presenciais. A medida possibilitou que a convocação dos novos servidores fosse mantida com segurança, para evitar o contágio pela Covid-19.

Entre os 101 formandos, 80 são homens e 21, mulheres. O soldado Andres Gesse Arboit de Lima recebeu destaque como primeiro colocado do curso de formação, com média final de aprovação de 9,67.

51701384552 b17b2abf36 k
"No Avançar na Segurança, somente para o Corpo de Bombeiros Militar serão destinados R$ 40 milhões", disse o vice Ranolfo - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou o diferencial da atividade dos bombeiro em seu discurso aos formandos. “Ser bombeiro militar é cumprir uma tarefa diferenciada e de risco e, por isso, em qualquer lugar do mundo, o bombeiro é considerado um herói. A noite de 14 de julho não sai da minha memória, em que lamentavelmente os heróis tenente Almeida e sargento Munhós tombaram honrando o seu juramento. Quero mais uma vez deixar a minha solidariedade, mas também exaltar a escolha de vocês. Saibam que o Estado do Rio Grande do Sul está ao lado de vocês, e que a segurança pública é uma prioridade. Dentro do Avançar na Segurança, programa de investimento que lançamos, somente para o Corpo de Bombeiros Militar serão destinados R$ 40 milhões. Temos um olhar diferenciado para essa importante instituição”, disse Ranolfo.

Troca de comando

Na solenidade da troca de comando, o coronel Bonfanti entregou as funções ao seu sucessor, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior. Bonfanti também parabenizou os formandos, que o escolheram como paraninfo da turma. “Essa troca de comando representa a renovação e o futuro da instituição, que vai estar em excelentes mãos. Após quase três anos de comando e quase 35 anos de serviço, espero ter deixado, além de companheiros de farda e profissão, amigos. Pois é assim que considero a todos. Aos meus afilhados, os novos soldados, desejo muito sucesso e que usem o seu conhecimento em prol da sociedade. Atendam e tratem a todos como gostariam de ser tratados, sem distinção”, afirmou.

51701384682 6925101b15 k
Coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior recebeu cumprimentos do governador Leite por ser o novo comandante-geral do CBMRS - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Formado em Ciências Militares, Bonfanti chefiou a seção de combate a incêndios, em sua cidade natal, Santa Cruz do Sul, e comandou a unidade do CBMRS em Venâncio Aires. O coronel também comandou o 7º Batalhão e Bombeiro Militar (BBM) em Passo Fundo, o 6º BBM, em Santa Cruz do Sul, e o 1º BBM, em Porto Alegre, antes de se tornar subcomandante-geral. Desde janeiro de 2019, o oficial ocupava o mais alto posto da corporação.

O coronel Luiz, agora comandante-geral da corporação, é bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Gestão da Segurança Pública. O oficial, que ingressou na Brigada Militar em 1991, atuou como comandante da companhia do CBMRS em Gramado, foi subcomandante do 5º BBM de Caxias do Sul e também comandou o 1º BBM de Porto Alegre. Além disso, foi diretor do Departamento de Segurança Contra Incêndios e, desde março deste ano, exercia as funções de subcomandante-geral da instituição.

“Agradeço pela confiança que me foi depositada e desejo aos novos soldados todo o sucesso nessa grande instituição”, disse o coronel Luiz.

51702856744 993861fc3a k
Tradicional batismo dos novos soldados encerrou cerimônia, com jatos de água de caminhões da corporação - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
O segundo posto na hierarquia dos Bombeiros será agora exercido pelo coronel Polita. O oficial, graduado em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Gestão da Segurança Pública, ingressou na BM em 1990. No CBMRS, chefiou a Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicações e também a Assessoria Jurídica. Polita também comandou o 8º BBM, em Canoas. Na SSP, o oficial foi diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) e do DPI, cargo que deixou para assumir as funções de subcomandante-geral.

Ao fim do evento, no pátio do teatro, os novos soldados encerraram a formatura com o tradicional “batismo” da corporação. Na celebração, os bombeiros recém-formados atravessaram os jatos de água que vinham de viaturas da corporação e comemoraram com os familiares.

Texto: Thamíris Mondin e Lurdinha Matos/Ascom SSP
Edição: Marcelo Flach/Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul