Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Contrato para viabilizar a plataforma da Rede RS Startup será assinado entre Sict e Procergs

Evento ocorrerá nesta quinta-feira (22) e terá a divulgação do resultado do edital da Fapergs para Núcleo Gestor

Publicação:

Rede RS Startup site
-

Será assinado, nesta quinta-feira (22/12), o contrato para o desenvolvimento, a manutenção, a operação e o armazenamento da plataforma Rede RS Startup. O objetivo da plataforma é conectar atores, iniciativas, demandas e oportunidades de negócio do ecossistema de startups do RS. Na casião, também será divulgado o resultado final do Edital Fapergs 09/2022 definindo a instituição científica e tecnológica (ICT) que será responsável por estruturar o Núcleo Gestor da Rede RS Startup.

A implantação dessa plataforma tecnológica concretiza a configuração da rede por meio do uso de tecnologia da informação, que proporciona que todos os atores do ecossistema de startups possam interagir, se conectar, trocar experiências, criar sua jornada de experiência para se desenvolverem e alcançarem seus objetivos.

A cerimônia será promovida pela Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), a partir das às 9h, no Lounge de Inovação da Procergs (Praça dos Açorianos, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre). Estarão presentes os secretários de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, e de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal; a secretária adjunta da Sict, Simone Stülp; o diretor-presidente da Procergs, José Antonio Leal, e o diretor Técnico-Científico da Fapergs, Rafael Roesler. 

Sobre a plataforma

A Rede RS Startup é um movimento colaborativo que visa a tornar o RS líder na criação, desenvolvimento e atração de startups, posicionando a inovação e o empreendedorismo no centro do processo de desenvolvimento social e econômico do Estado. A plataforma foi construída de forma colaborativa por diversos atores do ecossistema de inovação do RS e tem diferentes funcionalidades. Fazem parte da rede parques tecnológicos, incubadoras, aceleradoras, agências de fomento, bancos, associações, entidades da sociedade civil, entre outros.

A assinatura do Manifesto RS Rede Startup, durante o South Summit Brazil 2022, e a formação do Conselho Estratégico deram início ao movimento. Através do manifesto, mais de 25 instituições comprometeram-se a trabalhar conjuntamente para a orquestração e governança de startups no Estado, fomentando a complementaridade das estratégias e ações para a criação, desenvolvimento e atração dessas iniciativas.

A participação ativa na plataforma deve ser feita por empreendedores, investidores e instituições. Na página virtual, estarão alocados:
• “Desafios”, para elencar as dificuldades mapeadas e oferecer oportunidades para empresas apresentarem soluções;
• “Agenda”, com o intuito de informar sobre eventos caros ao ecossistema de inovação;
• “Mapa da Inovação”, equipado com informações atualizadas sobre startups e o ecossistema; • “Recomendações”, com sugestões e recomendações de conteúdo específico para auxiliar no desenvolvimento da startup;
• “Trilha de desenvolvimento”, para sugerir e oferecer cursos, capacitações e atividades para auxiliar a startup a passar para a próxima fase, e
• “Balcão de oportunidades”.

Sobre o edital

O Edital Fapergs 09/2022 - Núcleo Gestor da Rede RS Startup, no valor de R$ 3,2 milhões, tem como objetivo fomentar um projeto de desenvolvimento e inovação, para formação de recursos humanos e estruturação de um Núcleo Gestor da Rede RS Startup, com o intuito de fortalecer a governança do ecossistema de startups do Rio Grande do Sul, em consonância com o manifesto Rede RS Startup.

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul