Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 5 de junho

Coronavírus card combate 1
-

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas na sexta-feira (5/6).

Leite se reúne com prefeitos da Serra para atualização sobre coronavírus

O governador Eduardo Leite se reuniu, na tarde desta sexta-feira (5/6), com prefeitos de municípios da região da Serra. O encontro, que contou com a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann, ocorreu via videoconferência e serviu para que o Estado pudesse apresentar um panorama do monitoramento dos dados referentes à evolução do coronavírus nas cidades.

"Montamos todo um sistema de informações, dados e estatísticas para ajudar a gerenciarmos melhor essa crise. Nosso sistema está nos informando que a Serra merece atenção", explicou o governador, ressaltando que o Executivo, com toda sua equipe técnica, está à disposição dos municípios. Depois da apresentação da Secretaria da Saúde, os prefeitos puderam se manifestar. O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, também participou da reunião.

Mais 10 leitos de UTI são inaugurados no Hospital de Viamão

O Hospital de Viamão e a Secretaria da Saúde (SES) inauguraram, nesta sexta-feira (5/6), 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Disponibilizados para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), servirão para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Os novos leitos ficam separados dos 15 leitos de UTI que o hospital tem, mantendo distância, assim, para o atendimento a pacientes suspeitos de coronavírus.

Desde o início da pandemia, o governo do Estado aumentou em mais de 60% a oferta de leitos de UTI no RS, passando de 933 para 1.569, contabilizando apenas os que atendem por meio do SUS. Somando os atendimentos privados, o número total de leitos de UTI adulto no Rio Grande do Sul, atualmente, é de 1.913. O Estado tem, ainda, 6.769 leitos clínicos disponíveis para a assistência dos casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Estado é destaque em ranking de transparência de dados sobre a Covid-19

O Rio Grande do Sul está em terceiro lugar no ranking de transparência sobre dados epidemiológicos da Covid-19 da Open Knowledge Brasil, publicado na quinta-feira (4/6). Ao lado do Distrito Federal, o Estado está com 95 pontos no ranking, de um total de 100. A notícia vai ao encontro do anúncio do governador Eduardo Leite, também nesta quinta, a respeito de ajustes feitos no Painel Coronavírus RS, disponível em http://ti.saude.rs.gov.br/covid19.

A atualização traz novos dados, ampliação de outros já existentes, e a possibilidade de fazer o download das planilhas para o cruzamento de informações. O número de casos confirmados e recuperados, óbitos, hospitalizações, taxa de ocupação de leitos, incidência sobre a população e números por município e em ordem cronológica, por exemplo, estão detalhados e disponíveis para download.

Secretaria da Saúde realiza pregão eletrônico para equipar Hospital Regional de Santa Maria

Estão abertos dois pregões eletrônicos para a compra de equipamentos para o Hospital Regional de Santa Maria, no valor total estimado de R$ 20 milhões. O pregão com edital número 320/2020 terá a abertura das propostas na segunda-feira (8/6), e o segundo, de edital número 319/2020, na terça-feira (9/6).

O pregão é para compra dos materiais necessários para a abertura de mais 80 leitos clínicos, previstos até final de julho. No hospital, já funcionam 40 leitos clínicos e 10 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) para o combate à epidemia da Covid-19.

Texto e edição: Secom