Concluída recuperação de 27 km da ERS-324 no norte do Estado

ERS 324
Com investimento de R$ 24 milhões houve revitalização do pavimento, dos sistemas de drenagem e da sinalização - Foto: Divulgação / Daer

Usuários da ERS-324 entre Três Palmeiras e a localidade de Serraria, no norte do Estado, já contam com um trajeto em condições renovadas de trafegabilidade. As obras do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema) da região de Passo Fundo–Palmeira das Missões foram concluídas em trecho de 27,4 quilômetros.

Realizados pela Secretaria de Logística e Transportes e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os serviços começaram há sete meses, investimento de cerca de R$ 24 milhões – oriundos de financiamento do Banco Mundial (Bird). O cronograma incluiu a revitalização do pavimento, do sistema de drenagem e da sinalização da estrada.

“Essa obra finalizada facilitará o deslocamento entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “Além disso, é fundamental para o escoamento da produção agrícola, especialmente soja, trigo e milho.”

De acordo com o gerente da filial da Cooperativa Tritícola Sarandi (Cotrisal) em Trindade do Sul, Anderson Holz, a sinalização nova é um dos principais benefícios para a circulação de caminhões. “Lido com produtores que transportam a safra e todos afirmam que a estrada melhorou muito”, confirma. “As mudanças trouxeram mais segurança e economia para quem transita na ERS-324."

Diretor-geral do Daer, Sívori Sarti destaca que o programa Crema deve manter a rodovia em boas condições até 2021, assim que terminar o contrato. “Após os reparos, a empresa responsável tem a obrigação de fazer a conservação rotineira no segmento, prolongando a vida útil dos serviços executados”, explica.

ERS-569 pronta neste semestre

As obras do Crema Passo Fundo–Palmeira das Missões envolvem a recuperação completa e a manutenção constante de rodovias pavimentadas. Além da ERS-324, estão no programa segmentos da ERS-129, RSC-153, ERS-404, ERS-406, ERS-463 e ERS-569.

“De todas as rodovias deste lote do Crema, apenas a ERS-569 segue em restauração, e deve ficar pronta ainda neste semestre”, afirma o secretário Costella. O investimento nos sete trechos totaliza cerca de R$ 138 milhões.

Trechos beneficiados pelo Crema Passo Fundo–Palmeira das Missões:

ERS-129 (2,47 km)
– entr. ERS-324 (para Nova Araçá)
– entr. ERS-324 (para Casca)

RSC-153 (9,25 km)
– entr. BR-285/ERS-324 (p/ Carazinho)–Passo Fundo (fim da duplicação)

ERS-324 (183,89 km)
 entr. ERS-406 (Serraria) – entr. ERS-483 (Três Palmeiras)
 entr. ERS-483 (Três Palmeiras) – entr. ERS-404 (Rondinha, início do contorno)
 entr. ERS-404 (Rondinha, início do contorno) – Natalino
 Natalino – entr. BR-153/285 (para Carazinho)
 entr. BR-153 (para Ernestina) – entr. ERS-129 (para Casca)