Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Competência gerencial do Governo é destacada na inauguração da Hexion

Publicação:

A governadora Yeda Crusius discursa durante a solenidade de inauguração da Unidade da Hexion, em Montenegro.
Yeda Crusius participa da inauguração da Hexion, em Montenegro - Foto: Antonio Paz / Palácio Piratini

Durante a inauguração da nova planta da Hexion Química, nesta sexta-feira (16), em Montenegro, a governadora Yeda Crusius recebeu elogios sobre a competência do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em seu discurso, o vice-presidente da Hexion na América Latina, Cícero Luiz Ferreira da Silva, destacou que a visão sistêmica do Governo soube criar as bases estruturais regionais necessárias para garantir que todo esse investimento na cadeia produtiva fosse maciçamente efetuado no  Estado. Em contato com os diversos escalões técnicos e administrativos do Governo do Estado, constatamos uma grande competência gerencial, eficiência operacional e elevado comportamento ético, declarou Ferrerira da Silva à governadora.

Yeda afirmou ser uma alegria diferenciada a chegada da mais nova planta da Hexion a Montenegro. Estamos inaugurando uma empresa química que não libera resíduos, valorizando a vocação do nosso estado, e que cuida da comunidade, disse. A governadora relatou ainda que o zoneamento florestal do Rio Grande do Sul foi constituído por consenso. A Hexion é um fator de desenvolvimento importantíssimo nesse pólo florestal, estejamos preparados para a exportação, com o reconhecimento da responsabilidade social e ambiental. Mais gaúchos que os senhores, não conheço ninguém, exclamou Yeda, dando boas vindas aos presentes.

A escolha do Rio Grande do Sul para a instalação da nova fábrica se deu pela taxa de crescimento da indústria moveleira na região. De acordo com o vice-presidente da Hexion, em 2003 o estado produzia 360 mil cúbicos por ano de painéis, para a indústria moveleira, e importava outros 360 mil cúbicos de outros estados, como insumo para o pólo moveleiro. Até o final de 2010 o RS recebeu investimentos na ordem de R$ 2 bilhões, que somados ao destacado desempenho no plantio de árvores, e a nova capacidade industrial instalada, tornou-se exportador de paniéis, com capacidade de produção projetada em mais de 2 milhões de metros cúbicos por ano.

Durante a solenidade de inauguração, foi assinado contrato da Hexion com o Fundopem, na presença do secretário estadual do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, e do diretor presidente da Caixa RS, Carlos Hartmann.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul