Comitiva do jornal El País conhece Sistema de Participação do RS
Publicação:

O Governo do Estado apresentou neste domingo (03) a uma comitiva de empresários e jornalistas espanhóis representantes do Grupo Prisa, que administra o jornal El País, o Sistema de Participação Popular e Cidadã que está sendo implantado no Rio Grande do Sul. Durante almoço oferecido no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, o governador Tarso Genro falou sobre a necessidade de renovação dos sistemas políticos, e o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, fez um pronunciamento detalhando as bases conceituais e as características do Sistema de Participação.
É preciso apresentar alternativas para renovar a democracia, através de propostas inovadoras e criativas como a que estamos desenvolvendo aqui. O desafio é diminuir a distância entre a representatividade política e a sociedade civil, que está afirmando sua insatisfação e desenvolvendo seus instrumentos de articulação, destacou Tarso, reforçando a tese que é base de um artigo publicado neste domingo no jornal Folha de São Paulo.
Durante as fases de Seminários Regionais do PPA Participativo e das Audiências Públicas do Orçamento 2012, mais de 10 mil pessoas já participaram presencialmente da discussão das peças orçamentárias estaduais. O Portal da Participação, o Gabinete Digital e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social são outros instrumentos que complementam o Sistema Estadual de Participação Cidadã. A grande novidade é que a deliberação sobre as prioridades da gestão pública são tomadas por meio dessas consultas, há oportunidade de inserção política para a participação, assinalou Motta.
O jornalista Juan Luis Cebrian, diretor do jornal espanhol El Pais, fez uma palestra aos convidados sobre a situação política na Europa e os desafios aos meios de comunicação frente aos avanços das ferramentas virtuais. A internet está mudando muitos conceitos, um deles é a hierarquia: os veículos deixaram de ser intermediários, a transmissão da informação é direta, explicou. Cebrian ainda ressaltou que os movimentos sociais refletem o ambiente de Maio de 1968, mas que os jovens protestam não por enfrentamento ao sistema, mas por sentirem-se excluídos, em alusão às dificuldades de oferta de emprego e inclusão social à população jovem na Europa.
No almoço do Palácio Piratini, vários jornalistas, formadores de opinião da Região Metropolitana e representantes de entidades ligadas aos veículos de comunicação acompanharam o pronunciamento dos espanhóis e do Governo do Estado. Ao final da atividade, a Secretária de Comunicação, Vera Spolidoro, e o diretor da TVE, Pedro Osório, assinaram um intercâmbio com o Grupo Prisa.
Texto: Carine Prevedello
Foto: Caroline Bicocchi
Edição: Redação Secom