Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comitiva do governo faz visita à Cadeia Pública de Porto Alegre nesta quinta-feira

Publicação:

itamarpre22
Leite foi conhecer as demandas urgentes da Cadeia Pública da capital - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Ao lado de integrantes da cúpula do governo, o governador Eduardo Leite visitou, na tarde desta quinta-feira (21), a Cadeia Pública de Porto Alegre (antigo Presídio Central). O objetivo foi conhecer a realidade da casa prisional e as demandas mais urgentes por parte da sua administração.

"O nosso governo tem um compromisso de enfrentar essa questão do sistema prisional, inclusive com a possibilidade de permutas de imóveis do Estado para construção de presídios, além de parcerias com a iniciativa privada", explicou o governador.

Após percorrer as instalações do presídio, a comitiva assistiu a uma apresentação do diretor da cadeia, tenente-coronel Carlos Magno da Silva Vieira. Foram mostrados dados sobre o funcionamento geral do local, a população prisional, apreensões e a respeito do trabalho da Brigada no presídio.

cadeia30
Governador também visitou os novos anexos da Cadeia Pública - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador solicitou aos secretários que seja dada celeridade no atendimento às demandas estruturais mais urgentes da cadeia, como melhorias em instalações elétricas e hidráulicas. Por fim, a comitiva visitou os novos anexos da cadeia pública, construídos a partir da permuta de um terreno do Estado com o Grupo Zaffari. No total, o espaço pode abrigar mais de 600 presos.

Além de Leite, participaram da visita o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, os titulares das pastas da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, e do Planejamento, Leany Lemos, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, e o coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, chefe da Casa Militar.

Texto: Juliano Rodrigues
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul