Comitiva do governo de Pernambuco conhece as políticas gaúchas de incentivo às micro e pequenas empresas
Publicação:

Conhecer as boas práticas do governo do Estado de apoio às micro e pequenas empresas gaúchas e o funcionamento do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do RS (Fopemepe) é o objetivo da visita da delegação do governo do Estado de Pernambuco e associações comerciais e empresariais à Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, nesta quinta-feira (24). A comitiva, chefiada pelo gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-PE, Leonardo Carolino, foi recebida em audiência pelos diretores da Sesampe, Marco Antônio Santos e Antônio Paim.
As ações da pasta como o Programa Gaúcho de Microcrédito, a Cadeia Solidária Binacional do PET, o Programa Redes de Cooperação, o Conselho Estadual da Economia Solidária e o Fopemepe foram apresentadas à comitiva pelo diretor geral da secretaria. "A Sesampe foi criada a partir de uma definição do governo estadual de estabelecer uma secretaria especial para atender às micro e pequenas empresas", comentou Marco Antônio.
Durante o encontro, o diretor do Departamento de Apoio à Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Damepp) disse que o Fopemepe é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação de políticas públicas, visando ao desenvolvimento dos pequenos empreendimentos em nosso Estado. ”Por meio do fórum, queremos transformar o RS no melhor estado do país para a abertura e desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos”, destacou Paim.
Os fóruns estaduais compõem o Fórum Nacional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O Fopemepe coordena três grupos de trabalho no fórum nacional: o da criação de instrumentos de apoio financeiro às MPE, voltado para compras governamentais; o da criação de um cartão do Bndes aos governos estaduais e municipais para ampliar e estimular as compras governamentais das MPE e a criação de um programa de crédito e financiamento e mercado de capital livre para as microempresas e empreendedores individuais.
Para o gerente do Sebrae-PE, a visita à Sesampe é oportuna, pois segundo ele, há 15 dias foi criada a Secretaria da Micro e Pequena Empresa de Pernambuco. “Podemos verificar as ações desenvolvidas pela pasta gaúcha, que pode nos servir como exemplo, afirmou Carolino. Ele também falou sobre o funcionamento do Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do Estado de Pernambuco, que abrange 184 municípios. “Estamos incentivando a criação de fóruns municipais do segmento. Oito cidades pernambucanas já possuem fóruns estruturados e com reuniões ordinárias”, relatou o dirigente.
Texto: Assessoria Sesampe
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305